Código: 074
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Município: Ribeirão Preto
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Título: Alunos do curso Técnico em
Administração entrevistam o youtuber Gabriel Estrela e falam sobre branding
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Data: 11 de junho de 2018
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Resumo:
Os alunos dos cursos
técnicos e do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) da Etec José
Martimiano da Silva, foram assistir na última quinta-feira, 07/06, a peça
“Boa Sorte o Musical”. Com um repertório de canções da MPB, o musical “Boa
Sorte” trouxe o relato autobiográfico de Gabriel Estrela, um jovem, que se
descobriu portador do vírus da Aids aos 18 anos.
Gabriel Estrela, ator e
criador do musical “Boa Sorte”, é youtuber e co-autor da série “Eu Só Quero
Amar”, do núcleo da Malhação, da Rede Globo de televisão. Em 2016, Gabriel
foi até a ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, participar da
Reunião de Alto Nível sobre o Fim da AIDS.
Conhecido pela sua
história divulgada pelo seu canal no YouTube, a peça tem patrocínio e
financiamento coletivo no Kincarte, que mantém também a campanha
#eufalosobre#.
O diretor concedeu uma
entrevista para os alunos do curso técnico em administração período da tarde
sob supervisão da coordenadora Vera Lúcia Borges e falou um pouco sobre a
plataforma YouTube e Marketing. “A plataforma do Youtube é um sucesso de
marketing do ponto de vista de branding de criação de marca. O projeto Boa
Sorte tem uma marca tão forte que hoje é difícil da gente se desvincular da
questão do HIV. A gente está desde janeiro tentado aos poucos abranger outros
assuntos que não seja somente o da HIV
e percebemos uma resistência muito grande do nosso público”, explica.
Para Gabriel, uma marca
forte, tende a ficar estigmatizada. “Temos um branding muito forte, porém
como se constrói uma comunidade em cima desta marca é muito difícil furar
esse perfil. Então a gente lida com as questões do algoritmo que se pra quem
consome me coloca em uma bolha de que só vou consumir o que me interessa, pra
quem produz também gera a ideia de que eu só alcanço essas bolhas. Como eu
chego para falar sobre outros assuntos se minha marca está relacionada a um
assunto? Pra construir a marca foi incrível. As pessoas que me acompanham
veem meu rosto e já sabem sobre o assunto, o projeto e as ações, porém do
ponto de vista de expansão de negócios é bem complicado”, indaga.
O YouTube é uma
plataforma que vem crescendo entre os jovens. Segundo um estudo conduzido
pelo Pew Research Center, hoje em dia, a plataforma social é preferida dos
adolescentes. Entre os dados da pesquisa, 85% dos adolescentes entre 13 e 17
anos preferem o YouTube, que é seguido pelo Instagram (72%) e Snapchat (69%).
Contudo, o influenciador digital acredita que os profissionais de marketing,
ainda tem um longo caminho para equacionar a divulgação e o ganho financeiro
com os meios digitais. “Como o YouTube é uma ferramenta gratuita, sempre que
a gente coloca a plataforma como um modelo de negócios a gente tem um desafio
muito grande que é de passar a pagar por ele. Produzir vídeo para o Youtube
possui um custo e ela é uma plataforma estigmatizada. Embora esteja crescendo
e ocupando o lugar da tevê tradicional, muitos consumidores não querem pagar
por algo que recebem de forma gratuita. Ficamos por conta dos patrocinadores
e criar uma marca que atenda o mercado publicitário tem sua dificuldades”,
conclui.
Marina Rossini
Assistente
Técnico Administrativa
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Informações
e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
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Fotos: Marina
Rossini
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terça-feira, 12 de junho de 2018
Alunos do curso Técnico em Administração, da Etec José Martimiano da Silva (Ribeirão Preto), entrevistam o Youtuber Gabriel Estrela e falam sobre Branding
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