terça-feira, 19 de junho de 2018

Alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, da Etec Prof. Francisco dos Santos (São Simão), visitam a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP – Campus São Paulo

Etec Prof. Francisco dos Santos
Código: 057
Município: São Simão
Título: Visita Técnica na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP – Campus São Paulo.
Data: 08 de junho de 2018
Resumo:
No dia 08 de junho de 2018 alguns alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária (ETIM: Ensino Técnico Integrado ao Médio) da ETEC “Prof. Francisco dos Santos”, juntamente com a Professora e Engenheira Agrônoma, Sofia de Castro Gouvêa Gomes Leal, foram a uma “Visita Técnica USP Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Campus São Paulo”, localizado na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária, São Paulo – Capital (http://www.fmvz.usp.br/).
A faculdade vai muito além de apenas estudar, mais ainda quando contamos com um campus de 7.443.770 m2 onde temos uma imensa área verde convidativa para práticas de exercícios físicos e passeios, uma quantidade considerável de bibliotecas, museus (anatomia veterinária, anatomia humana, oceanográfico, etc.), atividades culturais como: cinema (CINUSP), coral (CORALUSP), orquestra sinfônica (OSUSP), teatro (TUSP), parque da ciência e tecnologia (CIENTEC), centro de preservação cultural, entre outros. Além disso, um hospital universitário, hospital veterinário, clínica odontológica, quatro restaurantes universitários e o centro de práticas esportivas (CEPEUSP) contando com campos de futebol, futebol de areia, estádio, conjunto aquático, vestiários, pista de atletismo, quadras externas e cobertas, quadras de tênis e raia olímpica!
Para conhecer tudo isso de maneira fácil e rápida, basta utilizar o ônibus circular que é gratuito para estudantes!
Desde sua fundação em 1919, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) tem como um de seus principais objetivos formarem profissionais altamente qualificados para pesquisar e atuar na área de medicina veterinária. Adicionalmente, seus serviços de extensão à comunidade envolvem atendimento anual de cerca de 60 mil animais e 70 mil exames laboratoriais para auxílio do diagnóstico veterinário. 
É constituída de seis Departamentos: de Cirurgia, de Clínica Médica, de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, de Reprodução Animal, de Patologia e de Nutrição e Produção Animal. Conta com o museu de anatomia animal, biblioteca especializada, hospital veterinário que atende animais de pequeno e grande porte e ambulatório para atendimento de aves silvestres e exames laboratoriais.
O curso de Medicina Veterinária é ministrado em tempo integral no campus de São Paulo e complementado com disciplinas no campus de Pirassununga. Tem a duração de cinco anos, sendo que o último semestre é destinado à realização do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Os primeiros três semestres incluem aulas nas áreas básicas ministradas no Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biociências, Instituto de Química  e Instituto de Matemática e Estatística.
A FMVZ possui programa de bolsa de aprimoramento e cursos de pós-graduação nas áreas de: Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Medicina Veterinária Preventiva e Anatomia Patológica.
Com o objetivo de apresentar aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária (ETIM: Ensino Técnico Integrado ao Médio) da ETEC “Prof. Francisco dos Santos”, mais conhecimentos na Área de “Recursos Naturais”, esta visita lhes deram a oportunidades para conhecerem: Hospital Veterinário, Museu de Anatomia Veterinária - MAV, Museu Histórico - FMVZ, Projeto Santuário, Biblioteca e Visita Monitorada.
O Hospital Veterinário (Hovet) (http://www.hovet.fmvz.usp.br/hospital-veterinario-usp/) foi criado em 1981, é considerado o maior da América Latina em relação ao número de casos atendidos e foi pioneiro no oferecimento de especialidades médicas e cirúrgicas no Brasil. Reúne os serviços  dos cinco departamentos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e tem como objetivo o atendimento de casos de interesse didático e científico. Desde os primórdios até os dias de hoje, o ideal de concretizar o Hospital Veterinário (Hovet) alcança os seus 35 anos. Pleno de modernidade e qualidade nos serviços prestados fornece subsídios para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa.
O Museu de Anatomia Veterinária Prof. Dr. Plínio Pinto e Silva (MAV) (http://mav.fmvz.usp.br/pt-BR/apresentacao) são órgão de integração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O MAV tem como missão o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, nas áreas de morfologia e anatomia animal. Foi aberto à visitação pública em 1984 e apresenta em sua atual exposição peças preparadas, estudadas e preservadas por professores, servidores e alunos da FMVZ ao longo dos anos.
O Museu Histórico da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (http://www.fmvz.usp.br/museu-historico), que até o ano de 1967 era denominada Faculdade de Medicina Veterinária da USP, constitui-se, em 2004, na realização de um anseio antigo acalantado por docentes, funcionários e alunos desta Escola, bem como pelos antigos professores e funcionários juntamente com ex-alunos, muitos dos quais, infelizmente, não poderão constatar a efetivação do empreendimento. As peças, os documentos e as fotos expostos na inauguração do Museu em 15 de dezembro de 2004, é a representação, ainda que modesta e de forma parcial, de um pouco da história da Escola, mas, nem por isso, menos significativa. Assim, é o intuito da Comissão do Museu, realizar, periodicamente, a mudança do acervo, ora em exposição, utilizando-se de outros elementos, como peças, fotos e documentos, que se encontram de posse da mesma.
O Projeto Santuário (http://projetosantuario.fmvz.usp.br/#/home) é um projeto educativo de extensão universitária, criado em 2009, que emprega os princípios da medicina veterinária do coletivo para o manejo das populações de animais urbanos, com o objetivo principal de capacitar o estudante de medicina veterinária a promover a boa convivência entre seres humanos e animais, tornando-os assim, agentes sociais transformadores e diminuindo o número de animais abandonados, o que contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida animal e humana. Como também auxiliar na formação de uma nova consciência na população, principalmente nas crianças que ao adquirirem uma visão diferenciada em relação aos animais, poderão disseminá-la em casa e na comunidade. As ações desenvolvidas pelo grupo são principalmente de cunho educacional, sendo estas feitas por meio de peças teatrais infantis realizadas em escolas e palestras para adultos (trabalhando paralelamente aos mutirões de castração realizados por ONGs em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo), além de publicações em meio acadêmico. Para médicos veterinários, estudantes e pessoas interessadas em trabalhar com a Medicina Veterinária do Coletivo o Projeto Santuário realiza suas reuniões na FMVZ - USP (Avenida Professor Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 - Cidade Universitária, São Paulo - SP, 05508-270) na primeira quinta feira do mês.
O Serviço de Biblioteca e Documentação – FMVZ (http://biblioteca.fmvz.usp.br/), foi fundada oficialmente em 1934, quando a então Escola de Medicina Veterinária – atual FMVZ – foi integrado à Universidade de São Paulo pelo Decreto Estadual nº 6874, de 19 de dezembro de 1934. Em dezembro de 1935, foi denominada Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Recebeu o nome de “Biblioteca Virginie Buff D’Ápice”, em 20 de outubro de 1983, como uma homenagem à ilustre professora desta casa que, além das suas atribuições docentes, dedicou relevantes serviços à Biblioteca. Com um dos acervos mais valiosos e completos do Brasil em sua especialidade, tem atuado como centro dinâmico de informação, gerando, controlando e divulgando a literatura da área. O serviço atende não só pesquisadores, docentes e discentes da FMVZ, mas também todos os interessados de outras instituições ligadas à medicina veterinária do Brasil e do exterior. Atende, ainda, laboratórios e empresas particulares que atuam na área.
As Visitas Monitoradas (http://prceu.usp.br/uspprofissoes/visitas-monitoradas/) ou (http://mav.fmvz.usp.br/pt-BR/visitacao) é um dia de visita monitorada às unidades de ensino, museus, e órgãos de integração e apoio da Universidade de São Paulo, a inscrição é gratuita e as vagas são limitadas, observe o prazo de inscrição do instituto desejado no calendário:
·  Abertura das inscrições no site: 8h (sujeito a disponibilidade de vagas por visita monitorada) 
·  Duração da visita monitorada (em média): Cerca de 2 a 4 horas com palestras e atividades organizadas pelas unidades.
·  SobreApresentação da unidade pelos alunos de graduação e/ou pós-graduação, docentes e funcionários. Com propósito de fornecer informações sobre os cursos, atividades de extensão e pesquisa; prestação de serviços à comunidade; promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos; infraestrutura disponível para a formação dos alunos como salas de aula, laboratórios, auditórios e biblioteca.
·  Público: Alunos de ensino médio e pré-vestibulandos no momento de escolha da carreira/curso para ingresso no ensino superior.
·  Local: Respectivas unidades onde os cursos são oferecidos nos campi capital e interior.

Nós da ETEC “Prof. Francisco dos Santos”, juntamente com a Equipe Gestora e Pedagógica, agradecemos e parabenizamos a todos os alunos e a Prof.ª Sofia de Castro Gouvêa Gomes Leal pelo sucesso desta “Visita Técnica USP Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Campus São Paulo”.

Sofia de Castro Gouvêa Gomes Leal
Professora Ensino Técnico e Médio – Curso Técnico em Agropecuária

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Prof.ª Sofia de Castro Gouvêa Gomes Leal, Site Oficial da USP e Facebook FMVZ.



 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 


 

  

 

 

 

 


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário