quinta-feira, 7 de junho de 2018

2º World Café Interdisciplinar e Multidisciplinar 2018 da Etec Bento Carlos Botelho do Amaral - Guariba

Etec: Bento Carlos Botelho do Amaral

Código: 256
Município: Guariba - SP

Título: 2º World Café Interdisciplinar e Multidisciplinar 2018 da Etec Bento Carlos Botelho do Amaral

Data: 08 de maio de 2018
Resumo:

No dia 08 de maio de 2018,  aconteceu nas dependências do Rotary Clube de Guariba o 2º World Café Interdisciplinar e Multidisciplinar entre todos os Cursos Técnicos do Período Noturno  da Etec Bento Carlos Botelho do Amaral. O Evento faz parte do Projeto idealizado pelos professores: Joicimara Gomes, Kazutoyo Kanbara, Antônio Aparecido Aleixo, Leila de Fátima G. Oliveira, Wallance M. Cunha, Juliana P. Rovieiro, Maria Ap. Beltrame, Jose Carlos dos Reis Junior e Sinara  Ap. Lucas da Silva com objetivo de desenvolver nos alunos uma aprendizagem significativa e de forma colaborativa sobre as temáticas que norteiam o dia-a-dia da área profissional, assim como construir uma comunidade escolar integrada e comprometida com a busca do conhecimento e assim diminuir a evasão escolar.

O evento contou com a presença de aproximadamente duzentos alunos, distribuídos entre os cursos Técnicos em Administração, Açúcar e Álcool, Informática para Internet, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho, treze palestrantes, dez professores, coordenadores, coordenadora pedagógica, orientador educacional, diretora acadêmica e grêmio estudantil.

O Word Café é uma metodologia de conversa em grupo desenvolvida por Juanita Brown e David Isac, em 1995, na Califórnia com objetivo de estimular a criatividade e explorar temas relevantes para os grupos proporcionarem espaço para fomentar a inteligência coletiva,  informal e descontraída. (SCRAMIN, 2017).

Considerando que a interdisciplinaridade tem uma função instrumental e um saber útil, podendo assim utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista, o projeto foi desenvolvido da seguinte maneira;

Os alunos dos cursos Técnicos em Administração, Informática para Internet, Segurança do Trabalho e Recursos Humanos dividiram-se em seis grupos de 20 alunos em média, sendo que, cada grupo integrou alunos de todos os cursos.

O curso de Açúcar e Álcool dividiu-se em sete grupos com aproximadamente 15 integrantes.  Após a escolha dos temas, os grupos ficaram responsáveis por convidar um palestrante e a compra de salgados e refrigerantes para o coquetel, a escola contribuiu com lanches e sucos.

No dia 08 de maio, aconteceram treze palestras simultâneas, com tempo  de quinze minutos cada rodada, cinco minutos para perguntas e cinco minutos para coquetel de salgados. Após, os palestrantes rodaram os grupos, o que estava no grupo 1, foi para grupo 2 e assim sucessivamente.

Os temas das palestras foram:
  • Gestão Contábil: Administrador e Professor Sr. Luiz Barbosa
  • Principais mudanças na Reforma Trabalhista: Advogado Dr. Francisco C. Tanan dos Santos.
  • Administração hospitalar:  Provedor da Santa Casa de Guariba – Sr. Raul Junior Bauab.
  • Segurança do Trabalho: Ergonomia – Engenheiro de Segurança do Trabalho Sr. Luiz Octávio Boarini.
  • Mercado de Trabalho e Tecnologia da Informação: Sr. Nivaldo Rodrigues Ferreira Costa.
  •  Recursos Humanos: Recrutamento & Seleção -  Sr. Ed Carlos C. de Carvalho.
  • Cristalização e tratamento do caldo:  Sr. Rodrigo de Souza (ex-aluno do Curso Téc. em Açúcar e Álcool).
  • Tratos Culturais:  Sr. José Roberto Fernandes de Abreu.
  • Plantio e qualidade de cana-de-açúcar: Sr. Celso Jardim (Professor Fatec Jaboticabal).
  • Qualidade agrícola: Sr. Mailson Vitali.
  • Leveduras para fermentação:  Sr. Paulo Roberto.
  • Processos Fermentativos: Sr. Eder Veronezi.
  • Recursos Humanos: Contratação de Técnicos na área de Açúcar e Álcool – Sr.  Murilo Henrique da Silva, (Graduado em Recursos Humanos e atual aluno do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da ETEC).
Os alunos ficaram satisfeitos, motivados e relataram que tiveram uma experiência única, que aprenderam muito e que, pela complexidade dos assuntos abordados solicitaram que a realização de eventos dessa natureza fossem realizados com mais frequência e com tempo maior para um melhor aproveitamento.

Wallance M. da Cunha
Orientador Educacional

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Wallance M. da Cunha


 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário