quarta-feira, 27 de junho de 2018

Alunos do 1º módulo do curso Técnico em Segurança do Trabalho, da Etec Prof. Francisco dos Santos (São Simão), realizam Oficina com Maquetes de Ambientes Insalubres

Etec Prof. Francisco dos Santos
Código: 057
Município: São Simão
Título: Oficina - Maquetes de Ambientes Insalubres
Data: 21 de junho de 2018
Resumo:

No dia 21 de junho de 2018 os alunos do 1º Módulo do Curso Técnico de Segurança do Trabalho da ETEC “Prof. Francisco dos Santos” no Componente Curricular “Fundamentos da Saúde e Segurança no Trabalho”, tiveram uma aula diferenciada.
Nesta aula os alunos adquiriram as habilidades e competências para construírem “Maquetes de Ambientes Insalubres”, na mesma atividade, os alunos foram instigados a “Adotarem Procedimentos para Solucioná-los”.
As maquetes consistem, geralmente, na representação de um objeto ou estrutura, em escala reduzida. Em casos raros, a maquete pode representar também um modelo amplificado. Dessa forma é possível apresentar aos alunos, de forma real, todos os detalhes dos locais insalubres/salubridade em exposição.
As maquetes podem ser físicas ou virtuais:
ü A maquete virtual são imagens foto-realistas do objeto, geralmente são mais econômicas e exigem menor tempo de desenvolvimento em relação às físicas.
ü Já a maquete física é táctil (sensível ao tato), é o modelo real do objeto em menor escala, rico em detalhes.
Esta oficina teve como objetivo simular e representar uma situação-problema, em escala reduzida de ambientes insalubres/salubridade, com isso, levando os alunos a identificar e esclarecer questões como:
·   O que é um ambiente insalubre?
·   Quanto é o adicional de insalubridade?
·   Qual o percentual da insalubridade?
·   O que é salubridade?
Exemplos de atividades profissionais insalubres ou perigosas:
·   Soldador;
·   Profissionais da metalurgia;
·   Bombeiro;
·   Químico;
·   Profissionais da construção civil;
·   Mineradores.
A legislação trabalhista brasileira determina que uma atividade insalubre envolva a atuação em ambientes com exposição a agentes nocivos à saúde. É o caso da presença de ruídos intensos, calor, radiação, agentes químicos e biológicos acima do limite de tolerância, poeiras minerais e elevado nível de umidade.
Nós da ETEC “Prof. Francisco dos Santos”, juntamente com a Equipe Gestora e Pedagógica, agradecemos e parabenizamos a todos os alunos pelo sucesso desta “Oficina - Maquetes de Ambientes Insalubres”.

Paulo Fernando Duarte Cintra
Professor do Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Prof. Paulo Fernando Duarte Cintra, Prof.ª Débora Furlan


 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário