sexta-feira, 11 de maio de 2018

Alunos do 3º. e 4º. módulo do curso Técnico em Açúcar e Álcool, da Etec Bento Carlos Botelho do Amaral - Guariba, colocam em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Etec Bento Carlos Botelho do Amaral
Código: 256
Município: Guariba
Título: Aulas práticas
Data: 20 de abril de 2018
Resumo:

No dia 20 de abril de 2018 os alunos do curso Técnico em Açúcar e Álcool desenvolveram diversas atividades, colocando em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Com o Professor Adriano os alunos do 4º módulo aprenderam os princípios do processo de destilação em “3 corpos” na disciplina de Tecnologia da Fabricação do Álcool II. Nesta matéria, os alunos conhecem os processos finais para a obtenção do álcool etílico. Nesta aula, o exemplo utilizado foi a destilação na produção de cachaça, equivalente a coluna A da destilaria na usina.

A Professora Juliana e o Professor Ricardo trabalharam a interdisciplinaridade, juntando a Tecnologia da Fabricação de Açúcar I e o Controle de Qualidade I. Nesta prática os alunos do 3º módulo trabalharam a questão da evaporação da água contida no caldo clarificado de cana, e a concentração dos açúcares para a obtenção do xarope, que será a matéria-prima para o processo de cristalização da sacarose. Os alunos se empenharam e produzir e analisar o processo produtivo de rapadura, envolvendo a curiosidade de toda a comunidade escolar.

Ainda neste dia, foi realizado o plantio de “MPBs” (Mudas Pré-Bratadas) que são referentes ao que se apresenta de mais novo no sistema de plantio de cana-de-açúcar. Os alunos abriram os sulcos e adubaram o solo, além de estarem constantemente irrigando a área. Esta prática gera a ansiedade em ver a planta crescendo e se desenvolvendo, além de ser utilizada em várias aulas que estão por vir.

Acreditamos que as práticas fazem com que os alunos estejam cada vez mais envolvidos, e isso faz com que o processo de ensino aprendizagem ocorra com êxito, ao final do curso.


Juliana Pelegrini Roviero
Professora do Curso Técnico em Açúcar e Álcool

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Fotos tiradas pela professora Juliana Pelegrini Roviero


 


 

 



  





Nenhum comentário:

Postar um comentário