quinta-feira, 9 de abril de 2015

Etec Prof. Ídio Zucchi (Bebedouro) realizou palestra sobre Campanha de Combate ao Câncer com parceria

Durante o mês de março de 2015 os alunos iniciantes dos cursos técnico, médio e integrado participaram da Campanha de Prevenção ao Câncer “Educação + Prevenção = Qualidade de Vida” através de palestra ministrada pelo Professor Renato Garcia.

Esta é uma parceria entre a Fundação Abílio Alves Marques e a Etec Professor Idio Zucchi realizada semestralmente com todos os alunos ingressantes. Na palestra o Prof. Renato Garcia explana sobre o câncer. Ao final da palestra os alunos saem sabendo um pouco mais sobre os tipos, quais são mais comuns devido a faixa etária, o que pode ser feito para evitar, ou em caso genético, dificultar o surgimento, quais sintomas devem ser obervados para procurar com o máximo de urgência tratamento e assim aumentar as chances de cura ou de uma vida com mais qualidade.

Outra parte importante é a explicação sobre a doação de medula óssea. As vidas que podem ser salvas, a dificuldade de encontrar um doador e como funciona a doação. Esse é um momento bem “visual”. O professor Renato trabalha com ilustrações, fotos, filmes, objetos e experiências de vida. Do público juvenil até o adulto muitos se surpreendem com o quanto pode ser feito, a favor de uma vida com mais qualidade, mas a ignorância atrapalha.

A Fundação Abílio Alves Marques trabalha com a prevenção nos bairros, com diagnóstico e prevenção, exames, acompanhamento aos pacientes e encaminhamentos. Também atua no trabalho psicológico da família e do paciente, além do de fisioterapia dos pacientes e o projeto antitabagismo onde o fumante recebe o acompanhamento da medicação, os adesivos de nicotina e o trabalho da psicóloga, tudo gratuito.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.







Rodrigo Pinheiro Campos
ATA I 

Centro Paula Souza - Etec Professor Idio Zucchi
Bebedouro/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário