quinta-feira, 9 de abril de 2015

Aulas práticas de Artes na Etec Prof. Ídio Zucchi (Bebedouro) - Escultura em Sabão

Durante o mês de março de 2015 os alunos da 1ª séries do Ensino Médio e Integrado da Etec Professor Idio Zucchi (Bebedouro), elaboraram nas aulas práticas de Artes, sob a orientação do Prof. Oscar Alves da Silva Júnior esculturas em sabão. O tema trabalhado foi “Origens das artes visuais”. O trabalho consistia na criação de uma figura tridimensional que possuísse características humanas e animais. A imagem inspiradora foi a Vênus de Willendorf (estatueta feminina esculpida em pedra calcária, cerca de 24 mil a.c. Período Paleolítico). O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Ciências e Biologia. A participação dos alunos foi intensa. Foi divertido acompanhar as habilidades: motora, de observação e de concentração dos alunos.

As aulas práticas são necessárias no dia a dia da aprendizagem. Esses momentos são importantes para socialização e colocam sentido na aquisição de conhecimento. Sempre que o aluno reserva um momento para construir algo físico ele precisa utilizar várias áreas do conhecimento resgatando, cruzando muitas informações dentro do cérebro, reorganizando e dando outros significados para suas aprendizagens. Esses momentos podem redirecionar todo um trabalho, ajudar alunos com dificuldade de socialização e ainda mostrar o quanto pode ser prazeroso o espaço escolar.

Ao professor esse acontecimento proporciona uma oportunidade de analisar e avaliar seus alunos a partir de outros ângulos. Também fica evidente o comportamento em grupo, gerando espaço para intervenções por parte do docente para consolidar o caráter do discente e tornar a educação abrangente e eficaz.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.















Rodrigo Pinheiro Campos
ATA I 

Centro Paula Souza - Etec Professor Idio Zucchi
Bebedouro/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário