segunda-feira, 13 de abril de 2015

Construção coletiva do PPG na Etec Prof. Ídio Zucchi (Bebedouro)

Durante o mês de março de 2015 a Etec Idio Zucchi (Bebedouro) trabalhou com o PPG – Plano Plurianual de Gestão 2015-2019. O PPG é um documento muito importante, pois através dele é possível visualizar os projetos a serem desenvolvidos pela escola, objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo. Foi importante contar com a colaboração de todos: equipe diretiva e de coordenação, docentes, discentes e demais colaboradores. Um cronograma de ação foi elaborado.

Para garantir a participação docente foi elaborado um formulário e distribuído via e-mail. Nele foi solicitado que opinassem sobre os pontos fortes da escola, situações-problema, prioridades e que sugerissem alternativas para combater a evasão. Nas reuniões de quarta-feira da equipe diretiva e de coordenação foi trabalhado com a análise do PPG do ano anterior e reflexões sobre necessidades atuais da unidade.

O trabalho com os discentes foi realizado de duas formas: com os representantes e em classe diretamente com os alunos. A diretora Andrea Bessa Carnassa reuniu-se com os representantes de todos os cursos: técnico, médio regular e médio integrado. A Orientadora Educacional, Professora Sandra Regina Moisés da Silva, trabalhou com módulos variados do técnico em Informática, em Administração, em Serviços Jurídicos e Agronegócios onde explicou o que era e salientou a importância do PPG no processo de ensino aprendizagem e na qualidade da escola. Os alunos, em grupos, apontaram prioridades, situações-problema e pontos fortes, além de sugestões colaborando com suas visões e vozes diferenciadas.

Também trabalhou com o Ensino Técnico o Coordenador do Curso de Gestão, Professor José Roberto Almeida, durante as aulas de Ética e Cidadania Organizacional. Para seus alunos do Técnico em Serviços Jurídicos explicou acerca desse documento e sua importância para a condução administrativa e pedagógica da escola. Após primeira conversa os alunos foram convidados a expor, de forma escrita, um roteiro de sugestões sobre mudanças a serem inseridas.

O Ensino Médio e Integrado pode participar através das aulas do Professor de Filosofia e Sociologia Leonardo José Vannucci. Segundo o professor durante as aulas de Sociologia em todas as séries é dado ênfase a importância das ações sociais (individuais ou coletivas) e como seus desdobramentos implicam em consideráveis fatos. A proposta de discussão relativa ao PPG vem ao encontro dessas situações descritas em sala de aula. O aluno através de voz ativa pode, enfim, denotar na prática como as decisões e eventuais desdobramentos infere em sua trajetória social.

Informações e imagens cedidas e autorizadas pela Unidade Escolar.



















Rodrigo Pinheiro Campos
ATA I 
Centro Paula Souza - Etec Professor Idio Zucchi
Bebedouro/SP

 (17) 3343-9695 

Nenhum comentário:

Postar um comentário