Etec
Pedro Badran
|
|
Código:
094
|
Município:
São Joaquim da Barra
|
Título:
Reunião Pedagógica
|
|
Data:
06 de fevereiro de 2018.
|
|
Resumo:
A diretora, Profª. Marlene, recepcionou
os professores, bem como realizou a apresentação dos docentes que iniciaram
suas atividades e a equipe de gestão. Também foi apresentado aos presentes as
atribuições dos coordenadores de curso, coordenador pedagógico, orientador
educacional, diretor de serviço administrativo, diretor de serviço acadêmico,
assistente técnico administrativo e auxiliar docente (conforme quadro
disponibilizado pelo geped) e em seguida, o coordenador pedagógico apresentou
um vídeo sobre os resultados dos projetos desenvolvidos no ano letivo de
2017.
O ATA, Prof. Carlos explanou sobre a lei
do estágio focando estágio obrigatório e não obrigatório, obrigações das
instituições, obrigações das empresas, agentes de integração, duração de
estágio, bolsa auxílio, acompanhamento e supervisão, papel das relações
institucionais, relatórios de acompanhamento e como ser um orientador de
estágio.
Em seguida o coordenador pedagógico
orientou os docentes sobre a construção dos planos de trabalho docente de forma
interdisciplinar e utilizando procedimentos didáticos diversificados,
instrumentos de avaliação e/ou critérios de desempenho que estabeleçam
estratégias precisas para que esse trabalho seja realizado de forma
planejada, organizada e articulada entre os componentes curriculares.
O coordenador pedagógico orientou ainda
para que os PTDs fossem elaborados através de análise e reflexão do perfil
discente encaminhado aos docentes, de maneira que fossem respeitadas as
situações novas e realizando um planejamento didático mediante o perfil e
características da turma em questão. Os docentes também receberam orientação
sobre a inclusão do PTD no sistema NSA.
O coordenador pedagógico Prof. Ricardo
apresentou oralmente dados referentes ao seu projeto de coordenação, foram apresentadas
as análises realizadas e os cursos que farão parte da meta de sucesso
escolar. Foram sugeridas algumas metodologias diferenciadas como a PBL (aprendizagem
baseada em problemas) onde o foco do ensino passa a ser o aluno, que deixa de
exercer o papel de receptor passivo das informações transmitidas por seus
professores. nessa linha de raciocínio foi sugerida a utilização de
metodologias ativas. também foi sugerido o uso do recurso aprendizagem
significativa, pois, para a neurociência, aprendemos melhor aquilo que tem um
significado para nós, quando estamos envolvidos com algum tema. nesse sentido
o ensino prático, investigativo e onde o aluno é protagonista do processo tem
alcançado maior índice de sucesso escolar.
Foram destacadas algumas considerações a
respeito de ensino integrado e a justaposição de dois currículos distintos
(ensino médio e educação profissional). Os professores foram levados a uma
reflexão sobre caminhos para uma verdadeira integração como o protagonismo
juvenil e a integração por projetos e a necessidade da interdisciplinaridade.
Foi salientada a importância do trabalho com projetos interdisciplinares, e
lembrou-se aos docentes a excelente oportunidade que acontece através dos TCCs,
da feira tecnológica EXPOBADRAN e das semanas temáticas e que para facilitar
a transmissão e a absorção do conhecimento, os seres humanos dividiram o
conhecimento em vários compartimentos, comumente chamados de disciplinas.
essas formas de classificar o conhecimento são artificiais: raramente um
problema se encaixa unicamente dentro dos limites de uma só disciplina. Por
isso, quando nos propomos a estudar problemas reais, em vez dos conteúdos
geralmente demarcados para uma disciplina, acabamos tendo que adotar uma
abordagem interdisciplinar.
O coordenador pedagógico falou sobre a
necessidade do uso de metodologias diversificadas e adequadas ao ensino das
competências previstas. Houve reflexão sobre o processo de ensino que deve
ser articulado com a experiência social do aluno afim de que haja a
possibilidade de elaboração pessoal e o domínio efetivo do conteúdo,
conhecimento, o ensino não pode se limitar à memorização e repetição de
fórmulas e regras e sim possibilitar a compreensão teórica e prática através
de conhecimentos e habilidades, obtidas na aula ou obtidas em situações
concretas da vida cotidiana. Foi sugerido o uso de metodologias como: aula
dialogada, brainstorming, mapa mental, SCAMPER, PNI, analogias, seminários,
visitas técnicas monitoradas, trabalhos de pesquisa, debate, atividades
práticas em laboratórios e oficinas, seis chapéus, mindstorming e realização
de projetos interdisciplinares.
Foram apresentados os gráficos dos
conselhos de classe final do 2º semestre 2017 onde foi detectado um índice
elevado de alunos reclassificados pelo conselho, a grande maioria destes, com
frequência insuficiente. Para melhorar esse índice será realizado um trabalho
envolvendo toda a equipe docente e de gestão. Os docentes foram instruídos a
considerar a frequência discente e a insistir em orientar os alunos sobre a
importância da frequência e a valorizá-la mediante a diversificação das
avaliações e considerar a participação discente durante as aulas.
Prof.
Ricardo de Moraes
Coordenador
Pedagógico
|
|
Informações e imagens cedidas/ autorizadas
pela Unidade Escolar.
|
|
Fotos: Prof. Ricardo de Moraes
/ Prof. Rademaker Siena
|
quinta-feira, 12 de abril de 2018
Etec Pedro Badran (São Joaquim da Barra) realiza Reunião Pedagógica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário