quarta-feira, 29 de março de 2017

Aula Prática na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio - Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos)

Etec Cel. Raphael Brandão
Código: 108
Município: Barretos
Título: Aula Prática na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio
Data: 14 de Março de 2017
Resumo:

Foi realizada no dia 14 de março, uma aula prática com os alunos do 3º Módulo do Curso Técnico em Serviços Jurídicos da Etec Cel. Raphael Brandão – Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio.

Neste 3º Módulo é desenvolvido o componente de Prática do Processo Penal, ministrado pelo Prof. Samir Abrão Filho. Neste componente é desenvolvido competências e habilidades voltadas ao desenvolvimento de Inquérito Policial, demonstrando como objetivo principal a investigação de crimes.

A classe, composta por 34 alunos no total, foi dividida em 2 equipes, com 17 alunos cada, sendo a Equipe Criminis (que se vestiu de preto) e a Equipe CSI Etec (que se vestiu de branco). Cada equipe tinha o seu próprio Delegado de Polícia, Escrivães e Investigadores, além dos autores as equipes utilizaram salas de aulas que se passavam por uma Delegacia fictícia.

Foi entregue, a cada Delegado, um envelope contendo em seu interior um roteiro com 11 dicas de um crime que houve na escola, na madrugada do dia 13 para o dia 14 de março. Essas dicas apontavam testemunhas, indícios de provas e mencionavam suspeitos. Dentro do envelope também continha um formulário com várias perguntas que, ao final, tinha que ser entregue ao professor com as respectivas respostas, além da conclusão do Inquérito. As perguntas eram, por exemplo: “Quem é a vítima? ”, “Onde estava o corpo? ”, “Quem matou? “, “Qual foi a arma do crime? “, etc.

Cada equipe se reuniu em suas Delegacias, leram as 11 dicas e começaram a investigar. Foram chamadas várias testemunhas para depor, sendo alunos, professores e até funcionários da escola. Alguns suspeitos também foram interrogados, inclusive havia até a possibilidade da prisão preventiva (os alunos levaram algemas para dar mais veracidade).
Muitas pistas foram espalhadas na escola, tais como sangue no chão, pano sujo de sangue, pá, vidro de “veneno”, vidro de “clorofórmio”, boné, preservativo etc. Vale destacar que os produtos químicos utilizados não eram tóxicos e muito menos nocivos. Um corpo (boneco) também foi escondido na escola, que se fez passar como vítima de um homicídio.

Alguns indícios eram falsos, o que servia para causar confusão na investigação e deixá-los mais intrigados e persistentes na apuração do crime.

Tal dinâmica começou às 19h20min e terminou às 22h10min. As duas equipes se reuniram numa só sala e entregaram ao professor Samir os formulários preenchidos e a conclusão do Inquérito Policial. A equipe Criminis foi a que mais se aproximou nas respostas do que realmente aconteceu no dia do crime. Após a leitura dos formulários e das conclusões, o professor Samir relatou o que realmente houve na cena do crime, esclarecendo a toda classe os pontos controversos e dizendo o quão importante foi aquela aula prática.

Foi um verdadeiro sucesso e estima-se, nos próximos semestres, realizar outra atividade como esta. O desenvolvimento de práticas diversificadas estimula cada vez mais o aluno do Técnico em Serviços Jurídicos a continuar até o final o curso, evitando-se, assim, a evasão escolar, bem como se espera que esta dinâmica sirva de atrativo para angariar novos alunos, além de desenvolver as competências e habilidades necessárias do componente curricular em questão. A Coordenação do Curso Técnico em Serviços Jurídicos parabeniza o professor pela iniciativa e inovação.

Maria Estela
Assistente Técnica Administrativa I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Danielle Zanon









Nenhum comentário:

Postar um comentário