terça-feira, 30 de agosto de 2016

Etec de Bebedouro abre inscriçõies para cursos gratuitos a comunidade

Etec Prof. Idio Zucchi

Código: 151
Município: Bebedouro
Data: 17 de agosto de 2016
Resumo:

O Projeto ETECOM (etec/comunidade) realizado pela área de informática da Etec abre novas turmas de cursos básicos em informática e manutenção de computadores. Com novidade esse semestre o Laboratório de Hardware (para o curso de manutenção) mais equipado, fruto da importante parceria com o Fundo de Investimento Social ASC (Ação Social Cooperada), gerido pela Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus, que investiram na aquisição de novos equipamentos proporcionando maior qualidade no desenvolvimento do projeto, que é um sucesso na Etec deste de 2006.

O setor de tecnologia continua sendo o setor que mais cresce em volume de negócios e de empregabilidade. Especificamente na área de informática, manutenção e suporte, há uma grande defasagem de profissionais capacitados. Ela envolve toda a estrutura física e funcional de uma empresa, seja no apoio aos colaboradores realizando instalação e configuração de softwares gerais, bem como na manutenção e operação de equipamentos tecnológicos como computadores, impressoras, roteadores sem fio e a interconexão de todo eles num ambiente compartilhado.

Nesse sentido a Etec desenvolve o Projeto ETECOM que tem como objetivo capacitar alunos para serem monitores, estimulando o senso de responsabilidade e profissionalismo, características necessárias para o mercado de trabalho, além de formar bons profissionais e bons cidadãos que estejam envolvidos e comprometidos com comunidade.

O Projeto ETECOM oferece cursos de informática aos sábados para a comunidade em geral (crianças, jovens, adultos e idosos) ministrados por alunos monitores, promovendo a inclusão digital e social. No âmbito da inclusão social, o “analfabetismo digital” está mais presente na sociedade do que imaginamos. Exemplo disso é ver pessoas perdendo muito tempo em filas de bancos para sacar dinheiro ou pagar contas ao passo em que poderiam fazê-lo nos caixas eletrônicos, via internet ou mesmo pelo celular.

Em tese isso significa que essas pessoas não estão “preparadas” para essas inovações tecnológicas. Ir ao caixa eletrônico não é só passar o cartão na máquina, mas ter assimilado o raciocínio de quem criou aquela máquina, voltar, anular, entrar. Expressões comuns para quem “navega” na internet tornam-se vocabulário “grego” para pessoas que não tem familiaridade com essas tecnologias digitais.

Em virtude disso e de outros motivos peculiares que o projeto visa de alguma forma familiarizar a população com as tecnologias, proporcionando uma possibilidade de integração e, consequentemente de inclusão social. Os resultados esperados são capacitar 20 alunos monitores e oferecer 60 vagas por semestre de cursos de informática básica e de manutenção e suporte de computadores para a comunidade.

Quem participar dos cursos terá a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho, onde um dos requisitos básicos na conquista da vaga de emprego atualmente é o conhecimento em informática. A participação também gera aumento da autoestima muitos se sentem excluídos por não terem acesso e conhecimento num mundo onde todo o contexto está ligado as tecnologias e produtos tecnológicos que necessitam de conhecimentos mínimos de informática.

Informações importantes: As inscrições acontecem na secretaria da Etec de 01 a 30 de agosto. As aulas terão início em 17 de setembro com aulas aos sábados, das 9h às 11h; O público alvo são pais de alunos e comunidade em geral (crianças, jovens, idosos). Os cursos são gratuitos e receberão certificado de conclusão os participantes com frequência acima de 75%. Serão disponibilizadas 20 vagas para o curso de manutenção de computadores e 20 vagas para Informática Básica e mais 20 vagas para o curso com maior demanda. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3343-9695.

Prof. Rodrigo Pinheiro Campos
Assistente Técnico Administrativo I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Arquivo Etec


Nenhum comentário:

Postar um comentário