quarta-feira, 27 de julho de 2016

Semana Paulo Freire e Gincana (Ituverava)

Etec José Ignácio Azevedo Filho
Código: 233
Município: Ituverava
Data: 09 a 13 de maio de 2016
Resumo:

De 09 a 13 de maio, foi promovido pelo Coordenador Pedagógico Leandro Rondado de Sousa, pelo Orientador Educacional Rademaker Siena, pela Coordenadora do Curso Thaís Silva Marinheiro de Paula e pelos professores, a Semana Paula Freire e a Gincana da Etec aos alunos do Ensino Médio e do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio (ETIM). A principal finalidade é proporcionar o conhecimento aos alunos de modo que isso possa acontecer também fora da sala de aula, através de palestras e de atividades de integração. O conhecimento adquirido vai além dos conteúdos exigidos pelo vestibular, pois os alunos adquirem habilidades como cidadania, ética, respeito, solidariedade, união, amizade e experiência do trabalho em equipe.

A programação da Semana Paulo Freire foi organizada da seguinte forma:

Segunda-feira (09/05): A coordenadora do curso fez a abertura explicando sobre quem foi Paulo Freire. Houve ainda uma exposição de poemas do autor Bruno da Silva Inácio, o mesmo também apresentou aos alunos sua página de poesias chamada “O mundo na minha xícara de café”, o que colaborou para o incentivo à leitura, à escrita e à expressão crítica dos alunos.

Terça-feira (10/05): Palestra com o tema “O que quero ser quando crescer?”, ministrada pelo professor Antônio Luís de Oliveira. Neste momento, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as formas de ingresso nas faculdades públicas e particulares, além disso, o palestrante ainda os orientou quanto à dedicação para os estudos e importância do ENEM para vestibulandos e treineiros.

Quarta (11/05): O professor Leandro Barbosa Rodrigues falou aos alunos sobre “Web mania: o que a internet faz hoje no meio dos jovens”. Houve orientações aos alunos sobre os benefícios da tecnologia e orientações quanto ao uso devido, tendo em vista os riscos como pedofilia, cyberbullying e extorsão.

Quinta (12/05): Palestra com o advogado e professor Thiago Galerani sobre o tema “Bullying: aspectos jurídicos e sociais”. O mesmo orientou os alunos sobre os riscos da prática de bullying na vida do agressor e da vítima, de modo que as consequências podem contribuir para problemas sociais como alcoolismo e uso de drogas na adolescência.

Sexta-feira (13/05): Palestra sobre Sexualidade na adolescência com a enfermeira Tamíris Silva Marinheiro. A palestrante abordou questões sobre a saúde do adolescente em relação à vida sexual e ainda tirou dúvidas sobre aborto e prevenção de DSTs.

Uma das provas da Gincana foi a arrecadação de leite e macarrão instantâneo para serem divididos entre o Grupo Asa e a APAE de Ituverava, sendo assim, os alunos uniram forças e conseguiram arrecadar, com a ajuda da população da cidade, 1582 litros de leite e 2313 pacotes de macarrão instantâneo, desta forma, os alimentos foram divididos entre as entidades conforme sua necessidade.

No dia 16 de maio, houve a entrega das arrecadações às entidades, o Grupo ASA, representado pela coordenadora dona Luísa Helena Ferreira e pelo voluntário Cristian Santos, recebeu 1813 pacotes de macarrão instantâneo e 582 litros de leite; e a APAE de Ituverava, representada pelo funcionário Danilo Martins da Silva Vaz e pelos alunos Natanael de Oliveira Gutierrez e José Alves Freitas Filho, recebeu 1000 litros de leite e 500 pacotes de macarrão instantâneo.

A Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho parabeniza os alunos pelo excelente trabalho e participação na Semana Paulo Freire e na Gincana, pois, nesta competição, a maior vitória foi poder ajudar o próximo através da união e da solidariedade. Os agradecimentos também são à Direção, coordenadores, professores, funcionários e à população da cidade que participaram de maneira direta ou indireta para que este evento se tornasse um sucesso.

Thaís Silva Marinheiro de Paula
    Coordenadora do Ensino Médio
 e curso Técnico de Informática
Integrado ao Ensino Médio
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Thaís Silva Marinheiro de Paula








Nenhum comentário:

Postar um comentário