segunda-feira, 13 de julho de 2015

I Assembleia Geral dos alunos na Etec Antônio de Pádua Cardoso (Batatais)

Teve início no mês de junho de 2015, na Etec Antônio de Pádua Cardoso (Batatais), a I Assembleia Geral dos alunos do Ensino Médio, ETIMs e Cursos Técnicos com a Coordenadora Pedagógica, a fim de tornar-se uma das ferramentas possíveis para auxiliar e complementar o processo de ensino-aprendizagem.

A proposta da Assembleia surgiu a partir da necessidade da Escola de solucionar alguns problemas do cotidiano e reafirmar os princípios do Projeto Político Pedagógico. Na busca de criar condições para que os alunos posicionem-se de modo crítico, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos nas relações interpessoais entre alunos-alunos, alunos-professores, alunos-funcionários, alunos-gestão e a falta de interesse de alguns alunos.

Além disso, os alunos puderam, nessa primeira reunião, expor experiências e sugestões, em um espaço propício para trabalhar capacidades como: colocar-se no lugar do outro, expressar as próprias opiniões de maneira respeitosa e compará-las com as de colegas, entender quais situações são problemáticas e comprometer-se com sua melhora, argumentar com lógica para defender uma posição pessoal, desenvolver valores de solidariedade e respeito às diferenças, amizade, confiança e responsabilidade.
As Assembleias acontecerão mensalmente e por curso. Três alunos de cada sala, a escolha do professor, reunir-se-ão aos demais e coordenação pedagógica no salão de eventos da escola. A expectativa é que a maioria dos alunos sejam ouvidos até o final do Semestre/Ano letivo.

Acreditamos que a vivência na realização das assembleias proporcionará mais um espaço e tempo de um trabalho construído coletivamente, direcionada a experiência democrática e cidadã. Procedimento que estabelece uma maior proximidade entre as pessoas nos vínculos, nas interações, nas conquistas ou nos conflitos, privilegiando as dimensões humanas do saber, sentir e conviver.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.









Ivana Picinato Bonfante de Castro
Coordenadora de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica
ETEC Antônio de Pádua Cardoso  (030) - Batatais/SP

Centro Paula Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário