segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Semana da Química da Etec Pedro Badran promove minicurso sustentável e de geração de renda

Aconteceu no final do mês de agosto a 13ª Semana da Química da Etec Pedro Badran como enfoque voltado ao desenvolvimento sustentável e a empregabilidade dos alunos do curso Técnico em Química.

A novidade deste evento ficou a cargo do minicurso sobre o “Curtimento Ecológico de Peles de Tilápias” ministrado pela Profa. Dra. Joana D’Arc Félix de Sousa, PhD pela Universidade de Havard, nos EUA, que aconteceu ao longo de quatro dias de intenso trabalho dos alunos de todos os módulos do curso, ideia essa de iniciativa do ex-coordenador do Curso Técnico de Química Alexandre Dezem ( in memoriam), e levada a frente pela atual Coordenadora do Curso Prof.ª Flávia Botelho Honório de Morais, auxiliada pelos professores do Curso Técnico em Química da Etec.


Segundo a responsável pela capacitação, a Profa. Dra. Joana, este processo de curtimento de pele de tilápia pode abrir portas para a comercialização da mesma que tem uma grande aceitação no mercado para a fabricação de artefatos de couro como detalhes para sapatos, bolsas, cintos e tiaras bem como, para fazer pulseiras de relógio.

Para a Coordenadora do Curso de Química da Etec, a Professora Flávia Botelho Honório de Morais, este evento trouxe dinamismo a semana da química e os alunos puderam utilizar dos conhecimentos da química num projeto com enfoque sustentável e economicamente viável. Além disso, “nossos alunos trabalharam em grupos com as séries mescladas trazendo também a oportunidade de compartilhar conhecimento e de vivenciar o mundo do trabalho”, completa Flávia.


Segue abaixo sequência de fotos do minicurso onde os alunos se empenharam durante todo tempo e não mediram esforços para a realização e o sucesso da Semana de Química.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.

Abertura da Semana da Química na Etec Pedro Badran
Público presente:
Professores e alunos atentos a palestra sobre os processos de curtimentos das peles de tilápias
Profa Dra Joana D’Arc Félix de Sousa 



Apostila entregue a todos os alunos do Curso de Química
Separação das peles por grupos 
Limpeza das peles
Elaboração dos cálculos para os processos
Pesagem dos reagentes 
Organização dos grupos nos Laboratórios de Química
Reagentes pesados para o processo
Agitação das peles com os produtos para curtimento
 

Lavagem das peles
Peles limpas
Peles curtidas para fabricação de artefatos de couro
Turma 1º Módulo do Técnico em Química
Turma 2º Módulo de Técnico em Química
Turma 3º Módulo do Técnico em Química
Turma 4º Módulo do Técnico em Química
Professores do Curso Técnico em Química: Equipe unida que faz a diferença
Lembrança dos professores e alunos em agradecimento a Profa Dra Joana

Agradecimento a Profa Dra Joana D´Arc pelo apoio a nossa Semana de Química 


ESTA SEMANA DA QUÍMICA FOI REALIZADA COM MUITA FORÇA DE VONTADE, EMPENHO, COMPROMISSO E PRINCIPALMENTE PARA REALIZAR O SONHO DO NOSSO ETERNO MESTRE ALEXANDRE DEZEM


Jean 
Coordenador Pedagógico
Etec Pedro Badran
São Joaquim da Barra

Um comentário:

  1. Bom dia Ana, estou com dificuldades em te enviar material para o blog, pois estão voltando todos os e-mails enviados. O que fazer vc tem outro e-mail para envio???

    ResponderExcluir