sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Alunos participal da palestra do Dr. Roberto Tardelli

Em 05 de setembro, a Etec de Olímpia recebeu o renomado promotor Dr. Roberto Tardelli para uma palestra para alunos e convidados na Casa de Cultura de Olímpia. O Dr. Tardelli atuou em diversos casos de repercussão nacional, entre eles o de Suzane von Richthofen, condenada por planejar a morte dos pais com ajuda do namorado e do irmão deste.
Promotor de Justiça, tendo ingressado no Ministério Público de São Paulo em 18 de maio de 1984, passando por comarcas tais como Orlândia e Ribeirão Preto, o Dr. Tardelli atua em São Paulo desde 1993, onde foi assessor de Procuradores Gerais de Justiça, membro da CEJAI (Comissão de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça/SP), promotor de infância e juventude e, finalmente, no I Tribunal do Júri. É Presidente de Honra do Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ONG voltada ao atendimento de crianças e adolescente vítimas de maus tratos e abuso sexual. Conselheiro do Itenac – Instituto Tecnológico de Estudos para Normalização e Avaliação de Conformidade, sociedade civil sem fins lucrativos, voltada à afirmação de normas técnicas e de qualidade industrial. Integrante do Movimento Ministério Público Democrático, organização não governamental, voltada à democratização do acesso à Justiça. É também escritor e conferencista. A palestra é promovida pelo Curso de Técnico em Serviços Jurídicos da ETEC através de seu coordenador, Prof. Marcelo Roberto Campos.​



A Etec de Olímpia trouxe para a Casa da Cultura o Procurador de Justiça, Dr. Roberto Tardelli. Cerca de trezentas pessoas entre alunos e convidados, puderam conhecer de perto as ideias e posicionamentos de um dos ícones do judiciário nacional.
Tardelli ficou conhecido quando atuou como promotor no caso de Suzane Von Richthofen, além de outros também de repercussão nacional, exemplo do caso do empreiteiro Sergio Nahas.

O tema escolhido pelo palestrante, "A trajetória do herói",  falou muito sobre a condição humana, os limites entre o certo e o errado, além das afirmativas de que a violência faz parte do ser humano e cabe a ele, ou aos motivos que o movem, agir com racionalidade ou não. Em tese, todos somos capazes de cometer atrocidades, ninguém está livre de ser uma espécie de vitima de seus instintos. E a cadeia além de punir, destrói o cidadão. A única forma de sobreviver à ela é a esperança de poder sair.

A promotoria para Tardelli não se resume ao banco de acusações. Ao longo de sua explanação, todos puderam entender a Justiça de modo global, com partes, razões e principalmente sem resultados que possam ser previstos. A condenação de um tribunal se difere do sentimento de justiça. Assim como o crime,  a violência urbana, os assassinatos e atrocidades cometidas na sociedade disparam a “indústria do medo, que por sua vez movimenta milhões de reais -reitera o promotor.  Fez uma análise profunda sobre a condição em que se vive hoje no Brasil, mostra que somos, sim, um país forte e repleto de pessoas que produzem e fazem produzir. O pensamento coletivo sobre a impunidade do Brasil não condiz com a verdade, uma vez que somos o terceiro país do mundo que mais prende, só perdendo para Estados Unidos e China.Enfim, o otimismo, a doçura e principalmente o entendimento da vida que compõe a carreira de Roberto Tardelli, levaram o promotor a completar trinta e um anos de carreira e para orgulho dos olimpienses, fazer com que tenha vindo cumprir sua última tarefa enquanto  Procurador aqui em nossa casa, deixando  para os jovens uma mensagem de esperança e que nunca desistam de aprender mais e mais sobre a realidade de seu país. 

A palestra foi possível graças ao esforço de toda a equipe da ETEC, através do Coordenador do Curso de Técnico em Serviços Jurídicos, Dr. Marcelo Roberto Campos, com a inestimável colaboração da advogada olimpiense Dra. Lilian Gerolin.

(Texto de Cristiane Gracindo - Diário de Olímpia)

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.








José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232

Olímpia-SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário