terça-feira, 30 de julho de 2019

Etec Ângelo Cavalheiro (Serrana) realiza Congresso Shakesperiano com os alunos dos 3º anos do Ensino Integrado ao Ensino Médio (ETIM)


Etec Ângelo Cavalheiro
Código: 214
Município: Serrana
Título: As multifacetas shakespeariana em sala de aula - Profª Bárbara Alves da Rocha Franco
Data: julho de 2019
Resumo

Para encerrarmos o 1º semestre de 2019, foi apresentado mais um “Congresso Shakesperiano” da ETEC Ângelo Cavalheiro durante o mês de julho nas aulas de Língua Inglesa com os alunos dos 3º anos do Ensino Integrado ao Ensino Médio (ETIM). O objetivo central do projeto foi propiciar o conhecimento da vida do grande dramaturgo, Shakespeare, onde os alunos puderam conhecer e se aprofundar na biografia do autor desde sua infância, adolescência, perdas, fracassos, fama, sucessos até a sua morte. Depois passamos a discussão sobre as obras shakesperianas que, através de sorteio, cada grupo ficou responsável por uma obra específica, na qual deveriam ser pesquisadas informações referentes ao enredo, personagens, contexto social e histórico e social, entre outras que estudaram durante o segundo bimestre, como: Romeu e Julieta, Hamet, Sonho de uma noite de Verão, A Tempestade, Macbeth, Muito Barulho por Nada, Cimbelino, A Megera Domada, O Mercador de Veneza, Otelo, A Comédia dos Erros, entre outras.
O prazo para leitura da obra e apresentação dos trabalhos foram de dois meses. Tais trabalhos incluíam a entrega de uma parte escrita e de uma apresentação em Power Point e também foi elaborada a atividade oral, em que os alunos deveriam abordar, em inglês, a obra estudada, de diversas possíveis: encenação apresentada em vídeo, quizz, esquete, etc.

Os alunos apresentaram em forma de seminário a análise crítica de cada obra e os estudos levou a um debate sobre o contexto histórico e social da época, como também reflexões importantes sobre amor, perdas, fracassos, sucessos e problemas existenciais.

A experiência com os alunos foi ótima, eles se dedicaram e mesmo não sendo atores profissionais, fizeram a pesquisa, assistiram a vídeos e representaram bem seus personagens.


Alexandre Russi
ATA I Assistente Técnico Administrativo

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Barbara A. Rocha Franco



 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário