sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Alunos da Etec Prof. Ídio Zucchi (Bebedouro) realizam visita técnica ao Museu Eduardo André Matarazzo

No dia 27 de junho de 2013, finalizando o semestre letivo, os alunos de nossa Etec, fizeram uma visita técnica ao Museu Eduardo André Matarazzo. A visita foi coordenada pelo professor de história José Roberto Almeida     (Pepe), auxiliado pelo professor Edilson Viana, e foi considerada um sucesso, diante dos resultados obtidos e da demonstração in loco do valor de um acervo para o entendimento histórico.

O Museu Eduardo André Matarazzo, localizado em Bebedouro-SP, conta com um amplo acervo de máquinas, carros, aviões e armas. Todo este acervo é mantido pela família Matarazzo, já que o senhor Eduardo era um apaixonado por máquinas, o que o levou a colecionar, reformar e mantê-las para apreciação do público. Após o falecimento do Sr. Eduardo, sua filha Patrícia é quem dirige a instituição.

Os alunos puderam observar os variados tipos de máquina, aprender sobre sua utilização e sua evolução ou abolição de seu uso através do tempo.

O acervo mais amplo é de automóveis, o que possibilita uma observação da história dos mesmos, em especial os modelos fabricados pela Ford, já que os alunos estudam a questão da linha de montagem realizada por Henry Ford, denominada fordismo, ao aprenderem sobre  o avanço do processo industrial.

Também se observou a importância de máquinas usadas em períodos de guerra, já que as guerras modernas foram causadas por fatores ligados à industrialização, tais como a competição entre as potências industriais por matéria prima e mercados consumidores.

Ao fim da visita, os alunos fizeram uma redação para descrever o que aprenderam e visualizaram. Como algumas Bases Tecnológicas do Ensino Médio atingem temas ligados ao mercado de trabalho e ao processo industrial, os alunos tiveram a possibilidade de unir o conhecimento teórico ao prático, descrevendo sua experiência.

A visita foi considerada muito produtiva por alunos, professores, pela escola e até pela direção do Museu, algo que nos trouxe uma imensa satisfação, uma vez que é uma instituição localizada em nossa cidade e que conta com um acervo bastante importante para o entendimento da história da industrialização, além de mostrar a importância da paixão pela mesma.

Informações e imagens, cedidas e autorizadas pela Unidade Escolar.















Prof. Rodrigo Pinheiro Campos 
    Assistente Técnico Administrativo I
    Responsável pelo Núcleo de Relações Institucionais
    Escola Técnica Estadual "Prof. Idio Zucchi" de Bebedouro - Centro Paula Souza








Nenhum comentário:

Postar um comentário