segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A utilização dos 3Rs na Etec de Santa Rosa de Viterbo

A Etec de Santa Rosa de Viterbo está constantemente atenta para as questões que envolvem a sustentabilidade do nosso planeta.

Um grande exemplo dessa preocupação está sendo, atualmente, o desenvolvimento de um projeto com máquinas caça níqueis  Sob a orientação do Prof. Daniel Luis Dias da Silva, os alunos do 3.º módulo do curso de Técnico em Informática estão transformando essas máquinas, que antes eram usadas com finalidade ilícita, em terminais de consultas da vida acadêmica dos nossos alunos.

Essas máquinas foram doadas pelo Delegado de Santa Rosa de Viterbo, Dr. Gonini. Fazemos questão de prestar contas à comunidade sobre o destino que está sendo dado a elas. Certamente essas máquinas seriam incineradas; mas sob a supervisão cuidadosa do nosso Prof. Daniel associada às habilidades adquiridas pelos alunos nas aulas teóricas, está seguindo a todo vapor com resultados promissores, sendo motivo de grande orgulho para a nosso escola. (O projeto inicial foi idealizado pelos alunos da 2.º Turma do Técnico de Redes de Computadores).

Todas as máquinas funcionarão como um terminal. Os alunos implantarão um programa próprio para consultas, desenvolvido por eles sob a orientação dos professores.

“Esperamos atingir vários objetivos com o desenvolvimento desse projeto: validar a relação teoria x prática, que, aliás, é a filosofia do Centro Paula Souza; permitir um acesso mais rápido à informação da vida escolar do nosso aluno, uma vez que ele mesmo poderá acessar o programa contendo suas informações sempre que houver necessidade; estimular o trabalho em grupo efetivando a prática e o convívio social; além de contribuir com o meio ambiente colocando em prática os “3Rs” evitando o descarte desses equipamentos, uma vez que estamos reaproveitando-os com finalidade educativa/criativa” – diz o Prof. Daniel.

Os 3Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente). 

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.














Cristiane Harada
Diretora de Serviços Acadêmicos
Etec de Santa Rosa de Viterbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário