terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Dia do Arduino na Etec Antônio de Pádua Cardoso - Batatais


Código: 030
Município: Batatais
Título: Dia do Arduino na Etec Antônio de Pádua Cardoso
Data: 21 de novembro de 2017
Resumo:

A Escola Técnica Estadual Antônio de Pádua Cardoso, de Batatais realizou no dia 21 de novembro de 2017 o Dia do Arduino. O evento na sua segunda edição, foi organizado pelos alunos do segundo semestre do curso Técnico em Informática e tem por objetivo aumentar a compreensão dos alunos sobre robótica/mecatrônica e demonstrar os projetos desenvolvidos pelos alunos durante o semestre. Na disciplina de Programação de Computadores os alunos aprendem sobre os conceitos básicos de uso e funcionamento de sensores, motores e da plataforma Arduino. Nos projetos desenvolvidos os alunos utilizam kits de robótica com a plataforma Arduino e utilizam a linguagem C/C++ para a programação dos dispositivos. Neste ano o objetivo era utilizar componentes baratos e sucatas para a criação de projetos que poderiam demonstrar a aplicação e utilização prática desses em residência ou em empresas.

Para aqueles que ainda não conhecem o Arduino, trata-se de um micro controlador, que é um pequeno computador em um único circuito integrado, que contém um núcleo de processador, memória e portas digitais e analógicas programáveis de entrada e saída. A memória de programação é reprogramável, o que possibilita alterar muitas vezes os programas dos projetos. As placas Arduino podem ser programadas para lidar com dados coletados de sensores e podem controlar dispositivos como atuadores, motores e eletrônicos. Após a programação, este pequeno dispositivo pode então ser incorporado facilmente dentro de um projeto, escultura, ou no caso dos nossos projetos, em maquetes e robôs.

A segunda mostra de projetos foi orientada pelo professor Luís Fernando da Silva e aconteceu no palco do pátio da Unidade Escolar para os alunos dos vários cursos oferecidos pela Etec. Novamente os projetos, embora simples, chamaram a atenção de um grande público, causando curiosidade e interesse em muitos em conhecer a plataforma Arduino e aprender sobre suas aplicações. 

Projetos apresentados: Arduino Genius (João Pedro, Júlio Silva, Marcos Vinícius e Carlos Henrique), Arduino Musical (Natália, Vitória, Túlio e Wellington), Boneco Sinalizador (Eliza, Eleandro e Bruna), TempMax (Adilson Martins, Alexandre Farô, Gabriela Aparecida e Evelin Murari) e Sensor de Ré (Maria Eduarda Magoci, Miriane da Rocha e Vitória Naira).

Texto do Prof. Luís Fernando da Silva


Ivana Picinato B. de Castro
Coordenadora Pedagógica

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Luís Fernando da Silva

 


 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário