Código: 255
|
Município: Monte Alto
|
Título: Trabalhando Preconceito Contra Animais
|
|
Data: 13, 21 e 28 de março de 2017
|
|
Resumo:
Não é de hoje que as
grandes mudanças ocorridas no planeta Terra têm merecido destaque; e já é
amplamente difundido que a maioria destas mudanças é causada por ações
antrópicas. Sabemos que os conceitos prévios dos alunos têm uma relevância no
processo de ensino/aprendizagem; e partindo deste ponto foi trabalhado com os
mesmos, quais são os animais ditos sem importância ao homem ou que causem
prejuízos a este (exemplo: ratos, baratas e cobras), para então desenvolver
conceitos de ecologia. Mostrando também que este “preconceito” é fruto de uma
visão antropocêntrica.
Assim, foram realizadas
duas atividades com os alunos das turmas do segundo ano do ensino médio; para
tanto foram utilizadas duas aulas com duração de 50 minutos em cada turma,
ministradas nos dias 14 e 21 de março para os alunos do segundo ano do ETIM
em Marketing e nos dias 21 e 28 de março para os alunos do segundo ano do
ensino médio regular.
A atividade foi
iniciada com a entrega de um questionário, onde os alunos teriam que
responder a seguinte pergunta: “Qual animal você extinguiria da face da
Terra? Explique porquê? ”, para a sistematização dos dados. O professor
recolheu os questionários e iniciou um diálogo, no qual foi perguntado aos
alunos a mesma questão respondida anteriormente. Assim, os dados foram
tabulados na lousa e os alunos puderam conhecer a opinião do restante da
sala.
Com base nos oito animais mais citados, formaram-se oito grupos na
sala. Então, por sorteio, cada grupo ficou responsável por um animal, e o
professor instruiu os alunos a fazerem uma pesquisa sobre o animal do seu
grupo, que deveria conter os seguintes tópicos: nicho ecológico, relações
intra e interespecíficas, importância econômica, habitat e curiosidades. Os
resultados da pesquisa seriam apresentados próxima aula.
Na segunda aula os
alunos foram dispostos em círculo na sala, ficando os grupos de cada animal
reunidos, na frente da sala havia um local de destaque, e no centro uma mesa
simulava um púlpito. Então o professor explicou como os discentes deveriam se
organizar e como a aula seria naquele dia: “a sala foi transformada em um
tribunal, no qual o Homem será o Juiz (representado por um professor
convidado) e o Promotor (representado pelo professor de Biologia), e que
vocês, animais, serão os réus! ”. Foi explicado para os alunos que eles
interpretariam os animais dos respectivos grupos e que deveriam mostrar ao
Juiz sua importância na Terra, e os que não se mostrassem úteis ao homem
seriam extintos. Os alunos tiveram 10 minutos para elaborar uma defesa e para
isto poderiam usar a pesquisa realizada durante a semana. Posteriormente,
cada grupo teve 5 minutos para expor sua defesa; após todos os grupos
argumentarem, os grupos foram questionados pelo professor, sobre suas defesas
e, então, o Juiz deu seu veredicto extinguindo todos os animais, o que gerou
insatisfação por parte dos alunos. Houve uma discussão sobre o veredicto do
Juiz, sobre as atitudes do homem na natureza e sobre o próprio pensar dos
alunos, que na aula anterior manifestaram seus preconceitos a respeito dos
mesmos animais.
Como avaliação, foram
analisados a participação dos alunos e o material produzido pelos mesmos em
sua pesquisa. Atividades lúdicas e que fogem da rotina da sala de aula
favorecem o desenvolvimento espontâneo e a criatividade dos alunos permitindo
ao professor mostrar-lhes uma nova maneira, prazerosa e participativa, de
relacionar-se com o conhecimento, levando a uma maior apropriação do
conteúdo. Em especial nesta atividade que teve por objetivo que os discentes
questionassem suas visões prévias sobre os animais.
Luiz Flávio José dos
Santos
Professor de Biologia
|
|
Informações
e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
|
|
Fotos: Luiz
Flávio José dos Santos
|
terça-feira, 20 de junho de 2017
Trabalhando Preconceito Contra Animais - Etec Alcides Cestari (Monte Alto)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário