Partindo
da metodologia Painel desenvolvida nas primeiras séries do Ensino Médio da Etec
Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia) como uma recuperação contínua do
assunto: radicais gregos e latinos e uma grande lista de palavras formadas por
tais radicais. Estas palavras, desconhecidas dos alunos, foram procuradas,
pesquisadas, no dicionário, de maneira que ao longo deste trabalho os alunos já
foram dominando os significados, diminuindo a busca na fonte lexical. Tal
trabalho fixou e ampliou o vocabulário dos alunos, tornando familiares as
palavras e os termos da biologia e da física e não apenas, da língua mãe.
O
trabalho partiu de uma pesquisa onde foi dada uma semana para sua realização,
sendo que para o start foi dada uma aula da professora, permitindo uma
orientação individualizada.
O
Painel propunha como objetivo esclarecer e desafiar os alunos para o tipo
específico de apresentação. Cada equipe, além de buscar uma forma criativa e
motivadora, apresentou para a classe a sua proposta, escolhendo alunos de
outras equipes para dar respostas às cruzadinhas, caça-palavras, explicações
nas legendas para preenchimento. Outras formas de apresentação também estiveram
presentes.
Após
a apresentação do Painel em sala de aula os alunos montaram exposição no pátio
da Etec para apreciação geral.
O
que contou para avaliação: O julgamento de outros alunos no ato da
apresentação, a clareza e correção do trabalho a criatividade e o interesse
despertado nos outros alunos.
Esta
metodologia aplicada numa base tecnológica simples deu como resposta eficiência
e eficácia dos alunos no processo de ensino aprendizagem.
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Rosângela Marques
Coordenadora Pedagógica
Etec Prof. Alcídio de Souza Prado
Orlândia - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário