quarta-feira, 3 de abril de 2019

Alunos da Etec José Martimiano da Silva assistem à peça teatral: “Sociedade dos Poetas Mortos”, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto


Código: 074
Município: Ribeirão Preto
Título: Alunos da Etec José Martimiano da Silva se emocionam com a peça “Sociedade dos Poetas Mortos”. O espetáculo faz parte do Projeto que visa a valorização da vida.
Data: 02 de abril de 2019
Resumo:

No dia 02 de abril de 2019, cerca de 300 alunos da Etec José Martimiano da Silva, assistiram à peça “Sociedade dos Poetas Mortos”, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. O espetáculo, dirigido por Lailson Nunes com o grupo TPC de teatro, conta a história de uma tradicional escola apenas para garotos. Um novo professor, João, confronta os ideais conservadores da instituição, que pouco valoriza expressões artísticas e limita a liberdade dos estudantes.

Além disso, a partir da temática do carpe diem, o professor desperta nos alunos a vontade de se descobrirem e aproveitarem a vida. Em meio a aulas intrigantes, leituras inspiradoras e descobertas conflituosas, uma série de consequências acomete os personagens. Ao final, fica claro o reconhecimento dos alunos ao professor e a perpetuação do seu legado, que ensinou aos jovens a possibilidade de encarar o mundo de uma maneira nova.

Suicídio
Entre os vários temas abordados, a peça traz também reflexões sobre um problema que vem crescendo entre a população mais jovem: a depressão e o suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida todo ano – e um número muito maior ao menos cogita ou tenta se suicidar. A morte voluntária já é a segunda maior causa de óbito entre jovens de 15 a 29 anos.

Para discutir sobre o assunto, após o espetáculo, a psicóloga Thais Ferreira e uma voluntária do CVV (Centro de Valorização da Vida), falaram sobre os sintomas que levam a depressão e que figura entre as principais causas de morte no planeta.

Durante palestra, o teatro lotado foi um sinal de que o silêncio está começando a ser quebrado. “Temos que distribuir amor. Falta amor e compreensão atualmente”, explicou a professora Vera Lucia Borges, que acompanhou os alunos e percebe a falta da empatia na sociedade.

Projeto
A peça encenada exclusivamente para os alunos da Etec Jose Martimiano da Silva, por meio de uma parceria, faz parte de um projeto da escola que visa trabalhar o tema valorização da vida. Durante todo o mês de abril, a escola técnica irá trabalhar o assunto por meio de filmes e palestras.

Marina Rossini
Assistente Técnico Administrativo


Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Marina Rossini


  

    

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário