terça-feira, 6 de março de 2018

Projeto Cultural leva ao Teatro os Alunos da Etec José Martimiano da Silva - Ribeirão Preto

Código: 074
Município: Ribeirão Preto
Título: Projeto cultural leva ao teatro os Alunos da Etec José Martimiano da Silva
Data: 22 de fevereiro de 2018
Resumo:

Os estudantes da Etec José Martimiano da Silva assistiram aos espetáculos “Maria Callas” com a atriz Cristiane Torloni e o “Grande Ballet de Kiev”, com a Cia de Dança Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, ambos no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto. As apresentações que aconteceram nos dias 17, 18 e 22 de fevereiro, fazem parte da uma parceria da escola com o Ministério da Cultura.

Por meio dos projetos “Eu Faço Cultura” e da Lei Rouanet do governo federal, os alunos da Etec tiveram a possibilidade de conhecer o terceiro maior teatro de ópera do Brasil, além da vida da cantora lírica Maria Callas e das principais obras clássicas do Ballet mundial como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra Nozes”.

BALLET- Cerca de 200 alunos assistiram no dia 22 de fevereiro de 2018 a apresentação da Cia de Ballet de Kiev que tem como objetivo trabalhar a cultura e matérias oferecidas em salas de aula.

Para a coordenadora dos cursos Técnicos em Design de Interiores e Edificações, Ana Lúcia Bittar, a arte é importante para lapidação do estudante, pois o torna um profissional mais crítico. “Em relação as minhas áreas, por traz do espetáculo tem a montagem e a responsabilidade técnica. Inclusive é solicitado um técnico com a ART, recebida ao final do curso pelos nossos alunos. Essas atividades também são pertinentes ao técnico de edificações que possuem o CREA e podem ter essa responsabilidade”, explicou.

Os alunos durante o segundo ano do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) aprendem sobre o Ballet Clássico nas aulas de Educação Física ministradas pela professora Adriana Moreno de Carvalho. Além da dança clássica também são estudados dança regional e de salão. No final do ano, os estudantes da Etec José Martimiano da Silva apresentam suas leituras das diversas áreas da dança no Festival Cultural da escola. “Dou nota pelo trabalho deles no bimestre e depois eles apresentam para os pais e familiares no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Muitos meninos têm receio no começo, mas depois acabam se envolvendo. Ensino que a dança clássica surgiu na Itália e foi levada pela Catarina de Médici para a França, onde se consolidou”.

Para a professora, a oportunidade de assistir a uma das maiores Cias de Dança do mundo pessoalmente é um privilégio. “Essa oportunidade dos alunos assistirem a esses profissionais é fantástica. A Cia de Dança de Kiev é considerada uma das melhores do mundo e a técnica utilizada polos ucranianos é fantástica”, afirmou.

DEBUTANDO - A estudante Flávia Aparecida Gomes, aluna do 3º ano do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, conheceu o Theatro Pedro II pela primeira vez. Aniversariante do dia 21 de fevereiro, o convite ganho por meio do projeto “Eu Faço Cultura” deu à aluna a oportunidade de assistir a sua Cia de Ballet favorita. “Acompanho a Cia Ucraniana pelo YouTube e ter a oportunidade de ver a técnica utilizada por esses bailarinos é um sonho realizado”, explica.

A aluna havia pedido à mãe de presente de aniversário o ingresso para assistir ao espetáculo. “Faço ballet e tinha que optar entre o espetáculo ou a compra de uma sapatilha com ponta. Como a escola me deu o convite, pude ganhar os dois presentes que queria. O Corsário é uma das minhas obras favoritas”, contou.

O diretor João Ailton Lemos Ferreira destacou a importância de assistir aos espetáculos. “Assistir Maria Callas e o Ballet de Kiev, compartilhando com nossos alunos, professores e funcionários é um ponto alto da cultura artística. Esta escola está cumprindo o seu papel de enriquecimento cultural desta comunidade”, disse.

MINAZ - Além dos programas culturais em parceria com o Ministério da Cultura, a Etec José Martimiano da Silva também renovou a parceria com a Cia de Ópera Minaz. Os alunos da escola terão a oportunidade de assistirem aos espetáculos de ópera da Cia totalmente gratuitos, além de uma palestra com a maestrina Gisele Ganade.

Marina Rossini
Assistente Técnico Administrativo I

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Marina Rossini



 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário