segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Sala de aula invertida - Etec Dr. Júlio Cardoso (Franca)

Etec Dr Julio Cardoso 
Código:078
Município: Franca
Título: Sala de aula invertida
Data: 18 de setembro de 2017
Resumo:

O termo que recentemente tem sido comentado em todos os meios da educação é a Sala de Aula Invertida. Resumidamente a lição de casa é feita em sala e a aula é dada em casa. A proposta é promover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, capazes de levar o aluno a mais reflexões sobre o conteúdo e melhor utilizar o tempo e conhecimento.

O professor e coordenador do Ensino Médio Gustavo Miranda, da Etec Dr. Júlio Cardoso, em um intercâmbio no Canadá (2016) conheceu em algumas universidades e escolas públicas esse método e tem utilizado em algumas aulas com os alunos do terceiro ano no componente de Desenvolvimento Local. Uma aula antes o professor lança o tema e pede para os alunos pesquisarem em duas ou quatro vertentes do assunto, orientados por ele. Na aula seguinte o professor faz uma introdução ao assunto, apresentando um vídeo curto resumindo vários pontos reflexivos sobre o tema, em seguida os alunos são divididos em grupos de acordo com a linha de pesquisa. Cada grupo expõe a vertente pesquisada e o professor vai mediando as exposições orais, no final da aula cada grupo têm 2 minutos para concluir o tema abordado levando em consideração as demais exposições. O último tema abordado foram os impactos do furacão Irma na população dos USA e Caribe e sua influência na economia da era Donald Trump, segundo relato do professor os alunos acham muito mais produtivo esse modelo de aula, além de levantar pontos de outros componentes como química, geografia, biologia, história e até física. É como desenvolver um miniprojeto a cada tema abordado. O envolvimento dos alunos é muito maior e com certeza gera muito mais aprendizado.

A metodologia que vem sendo aplicada em alguns países com destaque na educação tem alcançado resultados positivos, com impacto nas taxas de aprendizagem e de aprovação, como também no interesse e na participação dos alunos, foi testada e aprovada por universidades classificadas entre as melhores do mundo, como Duke, Stanford e Harvard.

 Gustavo Miranda
Coordenador do Ensino Médio

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos e texto: Gustavo Miranda 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário