segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Etec José Martimiano - Ribeirão Preto, realiza montagem de braço robótico de última geração entregue para os cursos do eixo tecnológico de controle e processos industriais.


Código: 074
Município: Ribeirão Preto
Título: Etec José Martimiano realiza montagem de braço robótico 
Data: 15/09/2017
Resumo:

Foi realizada hoje, sexta-feira (15), na Etec José Martimiano da Silva a montagem e instalação do braço robótico de última geração entregue para os cursos da Indústria pelo Centro Paula Souza. Ao todo 25 Etecs foram capacitadas para utilizar as células para fins didáticos dos cursos técnicos no eixo tecnológico de controle e processos industriais. Os alunos dos cursos Técnicos em Mecânica, Mecatrônica, Automação Industrial, Elétrica e Eletrônica terão aulas práticas com o equipamento didático constituído de robô industrial e outros componentes como sensores, atuadores e dispositivos de segurança. O braço robótico irá possibilitar o treinamento desses alunos em aplicações reais de robótica na indústria, independentemente do segmento.

A montagem realizada hoje e a capacitação dos professores foram efetuadas pela Festo, empresa fabricante do equipamento.  “Esse tipo de braço robótico chega ao Brasil juntamente com as Etecs. Os alunos dos cursos técnicos oferecidos pelo Centro Paula Souza irão aprender no equipamento mais moderno utilizado em nossas empresas atualmente” explicou o tecnólogo em mecatrônica da Festo Tiago Finati Ribeiro.

Para o diretor da unidade, João Ailton Lemos Ferreira, o equipamento vai proporcionar conhecimento de ponta. “Este novo equipamento proporciona aos nossos alunos a aplicação de tecnologias de última geração”, diz.

Segundo o professor Hugo Barbieri, a importância deste tipo de equipamento para as aulas práticas e para capacitar o futuro profissional. “Como este braço é utilizado nas nossas indústrias atualmente, o aluno sai da escola já capacitado para trabalhar com este tipo de robótica. Isso é um diferencial muito grande na hora de ingressar no mercado de trabalho”, explica.

A professora Tatiane Barbosa Tavares acredita que a robótica não será no futuro um inimigo do trabalhador, mas sim um aliado aos que se preparam para compreender a máquina. “Estou maravilhada com o equipamento. Eu vejo a robótica na indústria como algo que veio somar. Muitas funções de desgaste para o homem será substituído pela eficiência da máquina, porém o perfil do profissional vai mudar. Esse técnico vai passar de um agente mecânico para um gerenciador do processo industrial”.

O coordenador dos cursos técnicos de mecânica e Mecatrônica, Renato Pelicano Diniz, acredita que o robô irá propiciar aos alunos um conhecimento na robótica de ponta. “Nossos alunos terão a oportunidade de conhecer a robótica de precisão e irá entrar no concorrido mercado de trabalho com um conhecimento que poucos possuem antes de conseguirem entrar em uma grande empresa”.

Marina Rossini
Assistente Técnico Administrativo
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Marina Rossini

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário