terça-feira, 25 de junho de 2019

Alunos dos cursos Técnicos em Redes de Computadores e Informática Integrado ao Ensino Médio, da Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho (Ituverava), criam aplicativo de identificação para os alunos da escola.

Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho
Código: 233
Município: Ituverava
Título: APP Carteirinha Virtual
Data: 06 de maio de 2019
Resumo:

Os alunos do curso de Redes de Computadores e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio da Etec José Ignácio Azevedo Filho criaram um App de identificação para ser usado por todos os alunos da escola.

Eles colocaram em prática um projeto inovador para modernização do processo de identificação dos alunos. O App, que começou a ser desenvolvido no início do ano, propõe que alunos usem seus dispositivos celulares em vez da velha e antiga carteirinha de aluno a base de papel. Essa ideia surgiu em decorrência de diversos problemas relacionados a documentos de papel. Isso evitará que os alunos percam o documento, estraguem, fraudem, entre outros problemas.

A tendência é que a virtualização de toda documentação seja uma realidade ainda mais próxima e viável, como é o caso do novo documento digital que poderá ser emitido pelos cidadãos Brasileiros que cumpram as necessidades exigidas pelo mesmo já no segundo semestre desse ano, o DNI (Documento Nacional de Identidade). Tal documento pode substituir diversos documentos, como o CPF, e tem como vantagem a segurança.

O App está disponível gratuitamente para os alunos da Etec na Playstore, mais o projeto irá se expandir logo para celulares da Apple. Para baixar a carteirinha virtual, é necessário conexão com internet. Depois de baixar, o aluno entra com os dados de acesso que estão na antiga carteirinha. Após isso, não é necessário internet, pois os dados e a foto dele ficam armazenados no próprio celular.

Segundo Argeli Pedro de Lima, coordenador do curso técnico em Redes de Computadores, o projeto é tão grande que foi necessário que ele fosse dividido em duas partes, de modo que um grupo trabalhasse com a criação do App e outro com a parte administrativa. Com isso, foi possível envolver dois cursos diferentes em um mesmo projeto. Quem ganha com isso são os alunos, que, além de aprenderem a trabalhar com projetos, ainda criaram algo útil na rotina da escola.

A inovação da carteirinha virtual desenvolvida pelo professor Argeli Pedro de Lima e pela professora Rita Flaviana Vitolano vem a favor de uma necessidade da escola, utilizando-se de uma linguagem cotidiana dos alunos, que é a de aplicativos no smartphone. Além de colaborar com a segurança dos alunos e nos controles de registros internos, eles terão a um toque no seu celular, o acesso direto a carteirinha virtual, afirma Marcelo Inácio Da Silva, diretor da Etec.

Argeli Pedro de Lima
Coordenador Eixo de Informação e Comunicação

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Argeli Pedro de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário