terça-feira, 18 de junho de 2019

Alunos da 1ª série "H" do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia), realizam aula prática de Hardware.

Código: 025
Município: Orlândia
Título:  Metodologia Ativa – Fundamentos da Informática – Aula de Hardware
Data: 06 de maio de 2019
Resumo:

Buscando inovar as práticas pedagógicas, a criatividade na prática docente é fundamental para aproximar o aluno com entusiasmo ao conteúdo proposto nos componentes curriculares. O processo de ensino e aprendizagem está totalmente relacionado com a contextualização, desta forma, as metodologias ativas são muito apropriadas principalmente aos alunos iniciantes em cursos que integram os conhecimentos técnicos, como ocorre no ETIM.

Desta forma o professor Aguinaldo Buck, que ministra entre outros componentes, o componente de Fundamentos da Informática no 1ºH Etim de Desenvolvimento de Sistemas, propôs um trabalho prático e diferenciado para sua turma, totalmente aprovado pelos alunos, que passaram a ter uma relação mais favorável com a parte de Hardware, que é sempre um conteúdo onde muitas vezes o aluno se sente mais desconfortável em trabalhar, até por “receio” de manusear os componentes que compõe o Hardware.

Nesta aula, ocorrida no dia 06/05 em um laboratório de informática, foram desenvolvidas as seguintes atividades: ligar 3 equipamentos para certificação do funcionamento dos mesmos, abrir os gabinetes (desconectando o cabo de energia), remoção dos pentes de memória, remoção da fonte de energia, remoção do Disco Rígido, remoção do Drive de CD/DVD, identificar marca e modelo da Placa Mãe, identificar marca e capacidade de armazenamento do disco rígido, identificar marca e capacidade de armazenamento de cada pente de memória RAM, limpeza com limpa contatos dos conectores e slots de memória RAM, limpeza dos conectores do Disco rígido/Sata, montagem de todos os componentes removidos, fechamento dos gabinetes, ajustando os cabos internos, ligar os equipamentos e verificar o funcionamento correto do PC.

Todas estas tarefas realizadas pelos próprios alunos com orientação do professor foram muito construtivas e pontualmente conseguiram dar um novo olhar para o conteúdo do componente de Fundamentos da Informática, como se a partir daquele momento o aluno tivesse descoberto o quanto não há mistérios em trabalhar com o Hardware e que toda a integração dos componentes que o compõe determinam tanto o desempenho do computador como também de toda parte de software que depende de seu funcionamento pleno.

Metodologias diferenciadas mais uma vez provam que são necessárias para uma qualificação mais contextualizada, além de despertar no aluno um maior interesse ao componente curricular, estas metodologias desenvolvem atitudes como trabalho em equipe, autonomia, cooperação, interesse, criatividade, postura profissional, sendo estas, entre outras, atitudes que só contribuem positivamente para o desenvolvimento das habilidades e competências que são propostas na qualificação profissional dos discentes, e estão de total acordo com os objetivos da comunidade escolar em reduzir a infrequência e a evasão escolar.


Profa. Andréia Cristina Neto Pereira
Coordenadora do ETIM
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: As fotos foram cedidas pelo professor Aguinaldo Buck.


 

 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário