Código: 025
|
Município: Orlândia
|
Título: Metodologia Ativa – Fundamentos da
Informática – Aula de Hardware
|
|
Data: 06 de maio de 2019
|
|
Resumo:
Buscando
inovar as práticas pedagógicas, a criatividade na prática docente é fundamental para aproximar o aluno
com entusiasmo ao conteúdo proposto nos componentes curriculares. O processo
de ensino e aprendizagem está totalmente relacionado com a contextualização,
desta forma, as metodologias ativas são muito apropriadas principalmente aos
alunos iniciantes em cursos que integram os conhecimentos técnicos, como
ocorre no ETIM.
Desta
forma o professor Aguinaldo Buck, que ministra entre outros componentes, o
componente de Fundamentos da Informática no 1ºH Etim de Desenvolvimento de
Sistemas, propôs um trabalho prático e diferenciado para sua turma,
totalmente aprovado pelos alunos, que passaram a ter uma relação mais
favorável com a parte de Hardware, que é sempre um conteúdo onde muitas vezes
o aluno se sente mais desconfortável em trabalhar, até por “receio” de manusear
os componentes que compõe o Hardware.
Nesta
aula, ocorrida no dia 06/05 em um laboratório de informática, foram
desenvolvidas as seguintes atividades: ligar 3 equipamentos para certificação
do funcionamento dos mesmos, abrir os gabinetes (desconectando o cabo de
energia), remoção dos pentes de memória, remoção da fonte de energia, remoção
do Disco Rígido, remoção do Drive de CD/DVD, identificar marca e modelo da
Placa Mãe, identificar marca e capacidade de armazenamento do disco rígido, identificar
marca e capacidade de armazenamento de cada pente de memória RAM, limpeza com
limpa contatos dos conectores e slots de memória RAM, limpeza dos conectores
do Disco rígido/Sata, montagem de todos os componentes removidos, fechamento
dos gabinetes, ajustando os cabos internos, ligar os equipamentos e verificar
o funcionamento correto do PC.
Todas
estas tarefas realizadas pelos próprios alunos com orientação do professor foram
muito construtivas e pontualmente conseguiram dar um novo olhar para o
conteúdo do componente de Fundamentos da Informática, como se a partir
daquele momento o aluno tivesse descoberto o quanto não há mistérios em
trabalhar com o Hardware e que toda a integração dos componentes que o compõe
determinam tanto o desempenho do computador como também de toda parte de
software que depende de seu funcionamento pleno.
Metodologias
diferenciadas mais uma vez provam que são necessárias para uma qualificação
mais contextualizada, além de despertar no aluno um maior interesse ao
componente curricular, estas metodologias desenvolvem atitudes como trabalho
em equipe, autonomia, cooperação, interesse, criatividade, postura
profissional, sendo estas, entre outras, atitudes que só contribuem
positivamente para o desenvolvimento das habilidades e competências que são
propostas na qualificação profissional dos discentes, e estão de total acordo
com os objetivos da comunidade escolar em reduzir a infrequência e a evasão
escolar.
Profa. Andréia Cristina Neto Pereira
Coordenadora
do ETIM
Técnico
em Informática Integrado ao Ensino Médio
Técnico
em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio
|
|
Informações
e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
|
|
Fotos: As fotos foram cedidas pelo professor Aguinaldo
Buck.
|
terça-feira, 18 de junho de 2019
Alunos da 1ª série "H" do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia), realizam aula prática de Hardware.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário