quarta-feira, 26 de junho de 2019

Etec José Martimiano da Silva participa da 19º Feira do Livro de Ribeirão Preto.

Código: 074
Município: Ribeirão Preto
Título: Etec José Martimiano da Silva participa da 19º Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Data: 09 a 16 de junho de 2019.
Resumo

A Etec José Martimiano da Silva, participou entre os dias 09 a 16 de junho de 2019, da 19º Feira do Livro de Ribeirão Preto oferecendo aos visitantes oficinas e orientações nutricionais, administrativas e de saúde bucal. É o terceiro ano consecutivo que a escola participa da feira. 

Os alunos e docentes dos cursos Técnicos da Etec ensinaram aos visitantes educação alimentar e a importância de conhecer os malefícios da comida industrializada e a quantidade correta na utilização de sal e açúcar. Foi realizado também atendimento gratuito na confecção de currículo e profilaxia dental.

Os cursos Técnicos do Eixo Tecnológico – Controle e Processos Industriais, levaram maquinários que mostravam economia com o uso de lâmpadas domésticas e como funciona uma indústria que utiliza o ar comprimido.

Combinando Palavras
Esse ano os alunos do ETIM e do Técnico em Nutrição e Dietética participaram do projeto Combinando Palavras. Os estudantes do ETIM conheceram o escritor e rapper, Renan Inquérito. Já os alunos do curso Técnico de Nutrição e Dietética apresentaram pela primeira vez no projeto Combinando Palavras as emoções transmitidas pela narrativa por meio de uma leitura gastronômica. O autor homenageado foi Marcelino Freire, vencedor do premio Jabuti em 2006 com o livro "Contos Negreiros".
Marina Rossini
Assistente Técnico Administrativo

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Marina Rossini



 

 

 
  
 

terça-feira, 25 de junho de 2019

Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho (Ituverava) realiza a Semana Paulo Freire 2019

Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho
Código: 233
Município: Ituverava
Título: Semana Paulo Freire
Data: 13 a 17 de maio de 2019
Resumo:

Do dia 13 ao dia 17 de maio de 2019 aconteceu na Etec José Ignácio Azevedo Filho a “Semana Paulo Freire”. Consiste em um evento que envolve toda comunidade escolar onde são ministradas palestras durante a semana que precedem as várias provas recreativas culminando na Gincana Cultural com atividades físicas e de raciocínio para os alunos competirem de maneira saudável.

Essa edição contou com diversos palestrantes ao longo da semana, a saber:

- Segunda-feira (13-05-19): Palestra ministrada por Alunos Egressos Jennifer Louzada de Melo, Matheus Henrique Neiva Segismundo, Daniela Vieira Batista, Amanda Paula Teixeira, Rafael Takeiuti Barbosa, Luís Felipe Cordeiro dos Santos e Jorge Augusto de Mattos Theodoro relatando suas experiências na escola e na universidade;
- Terça-feira: palestra com Luciana Moreira, Professora da FFCL, que deu aos alunos um panorama sobre os vestibulares, universidades, formas de ingresso pelo Enem, SISU, Prouni;
- Quarta-feira a palestra foi promovida pela Nutricionista Rafaela Nunes que reforçou a importância da boa alimentação e os reflexos negativos da indisciplina alimentar
- Quinta-feira com a presença da Psicóloga Ana Claudia Pinheiro falando sobre problemas psicológicos que assolam a maioria dos jovens;
- Sexta-feira: A última palestra presidida na sexta foi ministrada pela Enfermeira Fabrícia Bernardes Gonçalves que trouxe ao conhecimento dos alunos as DST’s e a importância do cuidado e uso de preservativo nas relações sexuais.

Estas atividades visam a aproximação interpessoal dos participantes, através da vivência de uma experiência marcante recheada com dinâmicas e desafios “A Gintec desperta o espírito de liderança, competitividade saudável, solidariedade e integra os educandos de todos os cursos de Ensino Médio, Técnico Integrado ao Médio e M-Tec. É um evento muito esperado pelos nossos alunos”, destacou o coordenador geral do Ensino Médio, Técnico Integrado ao Médio e M-Tec, Júlio César Segala Borin. A criatividade esteve aflorada entre as equipes logo no início da semana deste ano. A apresentação dos grupos ocorreu com a elaboração de feitos surpresas, danças e até uso de bandeiras e roupas características para chamar a atenção do público presente.

A gincana contou com 5 equipes, cada qual com uma cor e um patrono, o tema de caracterização desta edição da Gintec 2019 foram os “Grandes Nomes do Esporte”, os quais foram patronos das equipes e eram representados por cores:

-Azul: Guga (Tênis)
- Vermelho: Ayrton Senna (Fórmula 1)
- Amarelo: Pelé (Futebol)
- Verde: Hortência (Basquete)
- Branco: Aurélio Miguel (Judô).

A Gintec 2019, contou com inúmeras provas dentre elas a “Prova Solidária”, onde os alunos arrecadaram 9.930 itens dentre eles: leite, achocolatado, macarrão, fubá e molho de tomate. Os alimentos arrecadados foram doados a instituições beneficentes: Grupo Asa, Grupo Mãos Dadas, APAE de Guará e Casa de Apoio de Barretos. Sendo assim a gincana se mostra bastante importante ao ambiente escolar por ser um ambiente onde os alunos desenvolvem competências e habilidades como companheirismo, liderança, espirito esportivo, habilidades as quais se mostram extremamente necessárias para a formação de cidadãos éticos.

Ana Carolina B. Pimenta Ferreira
Assistente Técnico Administrativo I

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Luís Felipe Cordeiro dos Santos


 

 

 

 

 

 


Alunos dos cursos Técnicos em Redes de Computadores e Informática Integrado ao Ensino Médio, da Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho (Ituverava), criam aplicativo de identificação para os alunos da escola.

Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho
Código: 233
Município: Ituverava
Título: APP Carteirinha Virtual
Data: 06 de maio de 2019
Resumo:

Os alunos do curso de Redes de Computadores e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio da Etec José Ignácio Azevedo Filho criaram um App de identificação para ser usado por todos os alunos da escola.

Eles colocaram em prática um projeto inovador para modernização do processo de identificação dos alunos. O App, que começou a ser desenvolvido no início do ano, propõe que alunos usem seus dispositivos celulares em vez da velha e antiga carteirinha de aluno a base de papel. Essa ideia surgiu em decorrência de diversos problemas relacionados a documentos de papel. Isso evitará que os alunos percam o documento, estraguem, fraudem, entre outros problemas.

A tendência é que a virtualização de toda documentação seja uma realidade ainda mais próxima e viável, como é o caso do novo documento digital que poderá ser emitido pelos cidadãos Brasileiros que cumpram as necessidades exigidas pelo mesmo já no segundo semestre desse ano, o DNI (Documento Nacional de Identidade). Tal documento pode substituir diversos documentos, como o CPF, e tem como vantagem a segurança.

O App está disponível gratuitamente para os alunos da Etec na Playstore, mais o projeto irá se expandir logo para celulares da Apple. Para baixar a carteirinha virtual, é necessário conexão com internet. Depois de baixar, o aluno entra com os dados de acesso que estão na antiga carteirinha. Após isso, não é necessário internet, pois os dados e a foto dele ficam armazenados no próprio celular.

Segundo Argeli Pedro de Lima, coordenador do curso técnico em Redes de Computadores, o projeto é tão grande que foi necessário que ele fosse dividido em duas partes, de modo que um grupo trabalhasse com a criação do App e outro com a parte administrativa. Com isso, foi possível envolver dois cursos diferentes em um mesmo projeto. Quem ganha com isso são os alunos, que, além de aprenderem a trabalhar com projetos, ainda criaram algo útil na rotina da escola.

A inovação da carteirinha virtual desenvolvida pelo professor Argeli Pedro de Lima e pela professora Rita Flaviana Vitolano vem a favor de uma necessidade da escola, utilizando-se de uma linguagem cotidiana dos alunos, que é a de aplicativos no smartphone. Além de colaborar com a segurança dos alunos e nos controles de registros internos, eles terão a um toque no seu celular, o acesso direto a carteirinha virtual, afirma Marcelo Inácio Da Silva, diretor da Etec.

Argeli Pedro de Lima
Coordenador Eixo de Informação e Comunicação

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Argeli Pedro de Lima

terça-feira, 18 de junho de 2019

Alunos da 1ª série "H" do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia), realizam aula prática de Hardware.

Código: 025
Município: Orlândia
Título:  Metodologia Ativa – Fundamentos da Informática – Aula de Hardware
Data: 06 de maio de 2019
Resumo:

Buscando inovar as práticas pedagógicas, a criatividade na prática docente é fundamental para aproximar o aluno com entusiasmo ao conteúdo proposto nos componentes curriculares. O processo de ensino e aprendizagem está totalmente relacionado com a contextualização, desta forma, as metodologias ativas são muito apropriadas principalmente aos alunos iniciantes em cursos que integram os conhecimentos técnicos, como ocorre no ETIM.

Desta forma o professor Aguinaldo Buck, que ministra entre outros componentes, o componente de Fundamentos da Informática no 1ºH Etim de Desenvolvimento de Sistemas, propôs um trabalho prático e diferenciado para sua turma, totalmente aprovado pelos alunos, que passaram a ter uma relação mais favorável com a parte de Hardware, que é sempre um conteúdo onde muitas vezes o aluno se sente mais desconfortável em trabalhar, até por “receio” de manusear os componentes que compõe o Hardware.

Nesta aula, ocorrida no dia 06/05 em um laboratório de informática, foram desenvolvidas as seguintes atividades: ligar 3 equipamentos para certificação do funcionamento dos mesmos, abrir os gabinetes (desconectando o cabo de energia), remoção dos pentes de memória, remoção da fonte de energia, remoção do Disco Rígido, remoção do Drive de CD/DVD, identificar marca e modelo da Placa Mãe, identificar marca e capacidade de armazenamento do disco rígido, identificar marca e capacidade de armazenamento de cada pente de memória RAM, limpeza com limpa contatos dos conectores e slots de memória RAM, limpeza dos conectores do Disco rígido/Sata, montagem de todos os componentes removidos, fechamento dos gabinetes, ajustando os cabos internos, ligar os equipamentos e verificar o funcionamento correto do PC.

Todas estas tarefas realizadas pelos próprios alunos com orientação do professor foram muito construtivas e pontualmente conseguiram dar um novo olhar para o conteúdo do componente de Fundamentos da Informática, como se a partir daquele momento o aluno tivesse descoberto o quanto não há mistérios em trabalhar com o Hardware e que toda a integração dos componentes que o compõe determinam tanto o desempenho do computador como também de toda parte de software que depende de seu funcionamento pleno.

Metodologias diferenciadas mais uma vez provam que são necessárias para uma qualificação mais contextualizada, além de despertar no aluno um maior interesse ao componente curricular, estas metodologias desenvolvem atitudes como trabalho em equipe, autonomia, cooperação, interesse, criatividade, postura profissional, sendo estas, entre outras, atitudes que só contribuem positivamente para o desenvolvimento das habilidades e competências que são propostas na qualificação profissional dos discentes, e estão de total acordo com os objetivos da comunidade escolar em reduzir a infrequência e a evasão escolar.


Profa. Andréia Cristina Neto Pereira
Coordenadora do ETIM
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: As fotos foram cedidas pelo professor Aguinaldo Buck.


 

 

  


quarta-feira, 5 de junho de 2019

Alunos do 3º módulo do curso Técnico em Informática para Internet, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia), participam de palestra com ex-aluno sobre: "Trabalhar com a Internet e pela Internet".

Código: 025
Município: Orlândia
Título:  Palestra com profissional de Publicidade e Propaganda – Tema: Trabalhar com a internet e pela internet
Data: 29 de maio de 2019
Resumo:

No dia 29 de maio de 2019 o ex-aluno do curso Técnico em Informática e Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Moura Lacerda, Luan Oliveira retornou à nossa Etec, convidado pela Prof. Cláudia de Souza Bento, para um bate papo com a terceira turma do curso Técnico em Informática para Internet (3ºW).

Luan falou sobre seu trabalho com as mídias sociais e desenvolvimento web utilizando as plataformas Wordpress, Google Ads, e Facebook Ads. Também apresentou aos alunos como ocorre o processo de produção de conteúdo para web, otimização para mecanismos de busca (SEO), os principais gerenciadores de conteúdo (CMS), assim como outros softwares e ferramentas para desenvolvimento e organização da produtividade. E enfatizou a importância de conhecer um pouco da língua inglesa para ter um bom aproveitamento das tecnologias e estar familiarizado com os termos mais novos do mundo moderno, pois isso permite que possamos permanecer inseridos no mundo conectado.

Agradecemos em nome de toda a equipe escolar!

Prof. Thiago Henrique Neto
Coordenador do Eixo de Informação e Comunicação
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: As fotos foram cedidas pelo Prof. Thiago Henrique Neto.



terça-feira, 4 de junho de 2019

Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia) realiza o 2º FESTEC - Festival de Talentos da Etec.

Código: 025
Município: Orlândia
Título: 2º FESTEC – FESTIVAL DE TALENTOS DA ETEC
Data: 14 de maio de 2019
Resumo:

Na noite de 14 de maio aconteceu na Etec Professor Alcídio de Souza Prado, o Festec, Festival de talentos da Etec, um projeto da Orientação Educacional e da Coordenação Pedagógica da escola, o qual os alunos são incentivados pelos professores e colegas a participarem mostrando seus talentos.

O objetivo é estreitar os laços entre os alunos, desenvolver habilidades artísticas e promover a cultura brasileira em sua pluralidade.

Participaram os alunos dos cursos técnicos noturnos, com seus diversos talentos: Canto, dança, interpretações de poemas de autoria própria, desenhos.

Todas as salas juntamente com seus professores prestigiaram o evento, uma noite memorável.

Josiane Aparecida de Sousa Buschin
Orientação Educacional


Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos:  Luciana Pazeto Paris Maciel