quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Palestra sobre Diversidade Cultural - Etec José Martimiano da Silva (Ribeirão Preto)

Realizada dia 28 / 08 / 2015 no auditório da Etec José Martimiano da Silva (Ribeirão Preto)

PALESTRANTE: Estudante Michael Stuckl

ALUNOS PRESENTES: 1ºETIM de Automação, 2º ETIM e 3 ºETIM  Edificações

Objetivo: Desenvolver nos alunos a compreensão da diversidade cultural dos inúmeros grupos indígenas existente na América do sul.
Estabelecer relações entre as permanecias e rupturas do passado e do presente nas transformações pelo qual esses grupos passaram e passam.


Ação: Os alunos foram reunidos no salão da Etec no dia 28 de agosto de 2015 às 13:00 para assistirem e participarem de uma palestra sobre culturas indígenas na América do Sul, tendo como base um acervo fotográfico e material do estudante alemão Michael Stuckl na sua viagem por grupo indígenas sul americanos. 
Foi discutido a religião, o espaço geográfico, o processo histórico de ocupação e dizimação dos povos indígenas, bem como os problemas atuais enfrentados por eles no continente. Por meio de fotos e da cultura material dos povos Guaranis, Aymaras e Mapuches. 
Os alunos se mostraram muito interessados e animados com o assunto trabalhado. A palestra atendeu dois grandes aportes educacionais, um sendo o projeto de diversidade cultural elaborado pela coordenadora pedagógica Janaina Moreira Dias e pela lei nº11.645/2008 sobre a obrigatoriedade dos estudos da cultura indígena e dos afro descendentes no Brasil.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.






Janaina Moreira Dias
Coordenadora Pedagógica
Etec José Martimiano da Silva (Ribeirão Preto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário