Da segunda quinzena de setembro até a primeira
semana de outubro a Etec Prof. Idio Zucchi vivenciou uma experiência diferente
e gratificante. Quatro equipes, compostas por cinco alunos cada, três com alunos
dos três primeiros anos e uma com alunos dos três terceiros, e mais diretamente
quatro professores Profª. Ana Regina Bortolin, Prof. José Roberto de Almeida,
Prof. Lucas Cruz e Profª. Sandra Regina Moisés da Silva, e indiretamente muitos
mais, estiveram envolvidas no processo de conhecer e participar do DNA 2015.
Fazia parte desse processo informarem-se sobre, organizarem-se para montar os
grupos, efetivarem a inscrição e prepararem-se pois nunca antes havíamos
participado desse desafio que envolveu, além de atividades durante a semana,
também nos finais de semana para que pudessem obter resultados.
O resultado foi melhor do que esperávamos. Três
equipes conseguiram a classificação para a grande final. Na cidade cinco
equipes participaram e quatro eram de nossa Etec. Não ganhamos o desfio, mas a
experiência foi gratificante para todos os envolvidos: alunos, professores e
demais colaboradores. “Foi uma experiência muito produtiva e diferente para
todos os integrantes do grupo, nos proporcionou momentos de tensão, ansiedade,
comemoração e harmonia. O DNA ajudou a perceber que para resolver os desafios é
preciso união e paciência, entretanto, houve algumas divergências no grupo
fazendo com que aprendêssemos a superar intrigas e tirássemos proveito da mesma.
Esperamos evoluir para que possamos aumentar o desempenho e assim atingir as
metas propostas pelo DNA 2016.” GIJUPOVIC. “A participação no Desafio Nacional
Acadêmico (DNA) nos proporcionou diversas sensações. Nos dias anteriores ao
início da segunda fase ficamos ansiosos, realizamos os desafios diários para
nos familiarizarmos com o que viria pela frente. Durante a resolução dos 110
desafios, passamos por momentos de estresse, ao não conseguirmos descobrir a
resposta de algum desafio; de alegria, ao conseguirmos, após muito tempo,
responder corretamente; de frustração, ao pularmos cinco questões; e de
euforia, quando finalmente conseguimos terminar a segunda etapa. As duas
primeiras fases demonstraram como cada membro do grupo era importante, já que
cada um se destacava em uma área importante para a conclusão das tarefas. O
Enigma Final foi o momento mais interessante do DNA, pois pudemos perceber
como, com onze dicas diferentes, podemos fazer várias ligações. Durante todas
as fases do desafio também podemos intensificar a relação de amizade entre os
integrantes do grupo, já que as atividades foram realizadas com o empenho de
todos." Cúpula dos Mitos. “Eu adorei! É uma sensação envolvente,
estimulando, você quer descobrir e algumas vezes você não sabe e quer saber.
Acaba adquirindo mais conhecimentos e desafiando seu intelecto.” Profª. Ana
Regina. “É vibrante. Muito empolgante
ver como eles discutem as respostas ou suas possibilidades, ver a rede de
conexões funcionando na prática, observar surgir conexão e lógica entre os
conhecimentos adquiridos em suas trajetórias estudantis. A facilidade aparente
e as dificuldades quase intransponíveis.” Profª. Sandra. “A importância de uma
competição como o DNA é além de integrar alunos e levá-los a raciocinar sobre
os temas propostos para o professor a importância está em ver a
empolgação/ânimo dos alunos em realizar as provas. Acredito que este tipo de
desafio serve para melhorar, humanizar e dinamizar a relação professor/aluno.”
O Desafio Nacional Acadêmico – DNA é um desafio
nacional, de caráter cultural, promovido pelo Projeto Nacional de Educação a
Distância em parceria com outras Instituições. Tem entre seus objetivos
possibilitar aos participantes uma oportunidade para testar seus conhecimentos
através de atividades lúdicas, onde o aprendizado acontece de maneira
vivencial; promover o uso de novas tecnologias para o aprendizado; promover a
aprendizagem cooperativa; promover o intercâmbio social e cultural entre os
alunos, professores e outras pessoas das diversas regiões do país; incentivar
os seus participantes a terem uma postura ativa na busca pelo conhecimento;
desenvolver a capacidade de compreensão, cooperação, processo decisório e
criatividade na resolução de problemas; e incentivar o empreendedorismo em seus
participantes, possibilitando uma experiência valiosa de trabalho em equipe,
criatividade, pesquisa multidisciplinar, empreendedorismo e de grande
aprendizado.
É constituído por três fases. A primeira
composta por quatro tarefas extras que não possuem pontuação e não são
obrigatórias, mas serão os primeiros critérios de desempate para determinar as
vencedoras. A segunda fase tem caráter classificatório, possui 11 temas com 10
perguntas de pontuação variável cada, abordando os temas Meio ambiente, Música, Curiosidades,
Atualidades, Idiomas, Profissões, Tecnologia, Esportes, Raciocínio lógico,
Vestibular e Empreendedorismo. A terceira fase, da qual apenas as equipes
classificadas participarão, é constituída por um enigma final de formatação
surpresa. Para vencer o DNA é preciso responder o maior número de desafios,
concluir o maior número de tarefas extras e desvendar o enigma final,
respeitando o cronograma de atividades.
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela
Unidade Escolar.
Prof. Rodrigo Pinheiro Campos
Assistente Técnico
Administrativo I
Responsável pelas Relações Institucionais
Responsável pelas Relações Institucionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário