quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Alunos da Etec Prof. Idio Zucchi (Bebedouro) participam pela primeira vez do DNA 2015

Da segunda quinzena de setembro até a primeira semana de outubro a Etec Prof. Idio Zucchi vivenciou uma experiência diferente e gratificante. Quatro equipes, compostas por cinco alunos cada, três com alunos dos três primeiros anos e uma com alunos dos três terceiros, e mais diretamente quatro professores Profª. Ana Regina Bortolin, Prof. José Roberto de Almeida, Prof. Lucas Cruz e Profª. Sandra Regina Moisés da Silva, e indiretamente muitos mais, estiveram envolvidas no processo de conhecer e participar do DNA 2015. Fazia parte desse processo informarem-se sobre, organizarem-se para montar os grupos, efetivarem a inscrição e prepararem-se pois nunca antes havíamos participado desse desafio que envolveu, além de atividades durante a semana, também nos finais de semana para que pudessem obter resultados.
O resultado foi melhor do que esperávamos. Três equipes conseguiram a classificação para a grande final. Na cidade cinco equipes participaram e quatro eram de nossa Etec. Não ganhamos o desfio, mas a experiência foi gratificante para todos os envolvidos: alunos, professores e demais colaboradores. “Foi uma experiência muito produtiva e diferente para todos os integrantes do grupo, nos proporcionou momentos de tensão, ansiedade, comemoração e harmonia. O DNA ajudou a perceber que para resolver os desafios é preciso união e paciência, entretanto, houve algumas divergências no grupo fazendo com que aprendêssemos a superar intrigas e tirássemos proveito da mesma. Esperamos evoluir para que possamos aumentar o desempenho e assim atingir as metas propostas pelo DNA 2016.” GIJUPOVIC. “A participação no Desafio Nacional Acadêmico (DNA) nos proporcionou diversas sensações. Nos dias anteriores ao início da segunda fase ficamos ansiosos, realizamos os desafios diários para nos familiarizarmos com o que viria pela frente. Durante a resolução dos 110 desafios, passamos por momentos de estresse, ao não conseguirmos descobrir a resposta de algum desafio; de alegria, ao conseguirmos, após muito tempo, responder corretamente; de frustração, ao pularmos cinco questões; e de euforia, quando finalmente conseguimos terminar a segunda etapa. As duas primeiras fases demonstraram como cada membro do grupo era importante, já que cada um se destacava em uma área importante para a conclusão das tarefas. O Enigma Final foi o momento mais interessante do DNA, pois pudemos perceber como, com onze dicas diferentes, podemos fazer várias ligações. Durante todas as fases do desafio também podemos intensificar a relação de amizade entre os integrantes do grupo, já que as atividades foram realizadas com o empenho de todos." Cúpula dos Mitos. “Eu adorei! É uma sensação envolvente, estimulando, você quer descobrir e algumas vezes você não sabe e quer saber. Acaba adquirindo mais conhecimentos e desafiando seu intelecto.” Profª. Ana Regina.  “É vibrante. Muito empolgante ver como eles discutem as respostas ou suas possibilidades, ver a rede de conexões funcionando na prática, observar surgir conexão e lógica entre os conhecimentos adquiridos em suas trajetórias estudantis. A facilidade aparente e as dificuldades quase intransponíveis.” Profª. Sandra. “A importância de uma competição como o DNA é além de integrar alunos e levá-los a raciocinar sobre os temas propostos para o professor a importância está em ver a empolgação/ânimo dos alunos em realizar as provas. Acredito que este tipo de desafio serve para melhorar, humanizar e dinamizar a relação professor/aluno.”
O Desafio Nacional Acadêmico – DNA é um desafio nacional, de caráter cultural, promovido pelo Projeto Nacional de Educação a Distância em parceria com outras Instituições. Tem entre seus objetivos possibilitar aos participantes uma oportunidade para testar seus conhecimentos através de atividades lúdicas, onde o aprendizado acontece de maneira vivencial; promover o uso de novas tecnologias para o aprendizado; promover a aprendizagem cooperativa; promover o intercâmbio social e cultural entre os alunos, professores e outras pessoas das diversas regiões do país; incentivar os seus participantes a terem uma postura ativa na busca pelo conhecimento; desenvolver a capacidade de compreensão, cooperação, processo decisório e criatividade na resolução de problemas; e incentivar o empreendedorismo em seus participantes, possibilitando uma experiência valiosa de trabalho em equipe, criatividade, pesquisa multidisciplinar, empreendedorismo e de grande aprendizado.
É constituído por três fases. A primeira composta por quatro tarefas extras que não possuem pontuação e não são obrigatórias, mas serão os primeiros critérios de desempate para determinar as vencedoras. A segunda fase tem caráter classificatório, possui 11 temas com 10 perguntas de pontuação variável cada, abordando os temas  Meio ambiente, Música, Curiosidades, Atualidades, Idiomas, Profissões, Tecnologia, Esportes, Raciocínio lógico, Vestibular e Empreendedorismo. A terceira fase, da qual apenas as equipes classificadas participarão, é constituída por um enigma final de formatação surpresa. Para vencer o DNA é preciso responder o maior número de desafios, concluir o maior número de tarefas extras e desvendar o enigma final, respeitando o cronograma de atividades.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.































Prof. Rodrigo Pinheiro Campos

Assistente Técnico Administrativo I
Responsável pelas Relações Institucionais 

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