Os Professores de
Biologia Lucas Cruz e Língua Portuguesa Sandra Moisés da Etec Prof. Idio Zucchi
em Bebedouro, escolheram trabalhar de forma diferente suas disciplinas no
terceiro bimestre de 2013 e, para isso usaram o livro Viagem ao Núcleo da
Célula do autor Paulo Augusto Verney Ramos.
O livro trata de
uma ficção onde um grupo de adolescentes, um professor e um dentista embarcaram
numa aventura em um mundo microscópico, após serem diminuídos em um acidente.
Essa história trabalha o mundo fantástico da literatura ao lado da biologia,
uma incrível ciência que estuda a vida.
O objetivo do
trabalho foi levar os alunos do 1º ano do ensino médio ao convívio com a
literatura ao mesmo tempo em que solidificam conceitos já estudados na
citologia, ramo da biologia que estuda a célula.
Através do portal
clickideia foi disponibilizado o livro em PDF para os alunos. Foram agendados
atividades de apresentação do livro dividido e, capítulos através de slides
etnográficos em grupos para socialização da história e conceitos biológicos
encontrados nela ao mesmo tempo em que as regras da apresentação em público foram
trabalhadas. Dias depois os alunos participaram de uma dinâmica de grupo, e
puderam expor os conceitos tratados pelo livro utilizando de objetos do dia a
dia para concretizar os fatos gerando momentos de descontração com muitas
risadas.
Por fim, os alunos
foram submetidos a um jogo de Verdadeiro ou Falso, em equipe e com tempo
cronometrado para discussões julgavam sentenças baseadas no livro e na biologia
em questão.
Os coordenadores
de curso e os professores envolvidos analisando os resultados obtidos chegaram à
conclusão de que o trabalho foi muito produtivo, pois praticamente 100% dos
alunos tiveram um rendimento positivo, além de quebrar a rotina das aulas e
oferecer uma nova metodologia aos alunos.
Informações e
imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Prof.
Rodrigo Pinheiro Campos
Assistente Técnico Administrativo I
Escola Técnica Estadual "Prof. Idio Zucchi" de Bebedouro
- Centro Paula Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário