terça-feira, 16 de julho de 2013

ETEC de Santa Rosa de Viterbo tem projeto selecionado para participar da 7ª FETEPS

"A Etec de Santa Rosa de Viterbo tem o Projeto “Xilogravura e Literatura de Cordel” aprovado na FETEPS 2013, que foi desenvolvido durante as disciplinas projeto no ensino médio no ano de 2012, pelos professores Maria Cecília Grassmann, João Augusto Pereira e Carolina Mendes M. Zílio, foi selecionado para concorrer na Categoria 01 – Ciências Humanas, Sociais e Artes.

A apresentação dos trabalhos e a montagem do estande ficarão por conta da professora orientadora Maria Cecília Grassmann e das alunas Laura Lot de Aquino e Rafaela Grassmann Tomazinho, elas deverão permanecer em São Paulo durante os três dias do evento, serão avaliadas por uma comissão formada por especialistas.

FETEPS, o que é?

FETEPS é o espaço para a demonstração e socialização de projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências bem sucedidas das escolas técnicas e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza, assim como de integração das instituições de educação profissional pública entre de diversos estados do País e de parceiros da América Latina.

A 7ª Edição da FETEPS acontecerá na cidade de São Paulo - Expo Barra Funda, com previsão para acontecer em 22,23 e 24 de outubro de 2013."

As informações e imagens foram cedidas e autorizadas pela Unidade Escolar.

Cristiane Harada
Diretora de Serviços Acadêmicos
Etec de Santa Rosa de Viterbo








Resumo do Projeto Aprovado

Representando os Alunos:
Laura Lot de Aquino
Rafaela Grassmann Thomazinho

Orientador - Maria Cecília Grassmann
Coorientador - João Augusto Pereira

A cultura nordestina veio de encontro aos alunos através da literatura e da música, tendo a obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, como inspiração inicial. Os alunos da ETEC de Santa Rosa de Viterbo encantaram-se com o mundo das artes nordestinas, pela beleza da musicalidade das palavras usadas na literatura de cordel e iniciaram uma produção de pequenos livretos onde utilizaram o linóleo como base para suas criações artísticas e estudo da técnica de xilogravura. Sendo um projeto interdisciplinar, procuraram evidenciar aspectos históricos relevantes na hora de criar as xilogravuras, nelas retrataram em seus desenhos e criações, formas e sonhos, que acreditaram ser importante transmitir à comunidade local. Levando ao conhecimento de todos a importância da região nordeste na cultura literária e artística; durante a 3º Jornada da Cidadania (que ocorreu em agosto de 2012) demonstraram a técnica da xilogravura: como gravar um desenho no linóleo, imprimi-lo e montar os livretos de cordel, finalizando a criação. Os presentes se encantaram com a beleza desta arte que ficou exposta em pequenos varais para que todos apreciassem em primeiro momento o desenho feito na xilogravura levando o público a querer ler o cordel.










Nenhum comentário:

Postar um comentário